LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

EXEMPLO DE MÁ-FÉ.



Imagem da Internet.


Um sujeito angustiado por causa da expectativa sobre as consequências de suas atitudes e decisões é um sujeito autônomo, pois sabe que é responsável por aquilo que vier.

Já quem não gosta desse tipo de angústia procura colocar, para si mesmo, que as suas ações e decisões não são responsabilidade sua, mas resultado da ação do destino ou de outros que teriam tomado as decisões e agido por ele. Nesse caso ele pode mentir para si mesmo se convencendo que não é responsável pelo que fez ou decidiu. Então as consequências não devem recair sobre seus ombros.

O sujeito busca se livrar daquilo que poderia comprometê-lo. Deixa de usufruir da liberdade de escolher para não ter de arcar com as consequências. Fica preso às escolhas que fazem por ele e, assim, deixa que as circunstâncias controlem a sua vida.

Um sujeito assim submerge no reino das necessidades. No reino das necessidades não há liberdade. O sujeito é escravo. Como tem sempre de fazer aquilo que é indispensável, portanto não tem escolhas.

Vou dizer de forma mais direta. Um sujeito que se supõe ter uma profissão, mas abre mão dela para se submeter aos caprichos de outra pessoa é um escravo. Vivendo assim, ele passa a atribuir sempre ao outro o que ele próprio necessita e faz.

Desse modo, ele vira um capacho, um pau mandado. Faz o que lhe mandam fazer para poder ter meios de garantir a sua subsistência e de seus dependentes.

Se a vida tá dura a culpa é daquele que lhe controla. Se não consegue o que necessita, a culpa é daquele que lhe remunera mal. Mas por outro lado, se pratica uma patranha a culpa é daquele que lhe controla, pois foi mandado.  Assim ele não se sente culpado por ter feito um ato desonesto. Deste modo não se angustia porque não foi escolha sua. A responsabilidade das consequências deve ser do outro.

Escrevi vários textos para deixar registrado cotidianamente os 8 anos de atuação do pior prefeito da história de Floriano. O ex-prefeito de nossa cidade foi o mais incompetente que já houve na cidade. Não cito o nome dele aqui para manter a integridade do blogue.

Quase todos os seus malfeitos ficaram registrados aqui no meu blogue. Desde as acusações de adversários políticos passando pelas acusações da Polícia Federal, Ministério Público Federal e Estadual.

As acusações são objeto de investigação e apreciação da Justiça. Inclusive o pedido de indisponibilidade dos seus bens solicitado por um procurado federal em decorrência dos malfeitos de que ele é acusado pelo MPF.

Há um ano a nossa cidade expulsou esse indivíduo da vida política da cidade através da derrota fragorosa de seu candidato a prefeito.

Mas agora ele está se mostrando aos incautos como um pretenso candidato a deputado estadual. Suas chances de ser eleito, segundo pesquisas de hoje, são consideráveis. O que mostra como parte dos eleitores é capaz de esquecer as atitudes de um homem que quase destruiu a nossa cidade.

Mas este texto que escrevo agora trata de um pau mandado do ex-prefeito que vive linkando meus textos para tentar enganar, trapacear a percepção dos florianenses em relação a administração do atual prefeito, Gilberto Junior.  

Como o pau mandado não gosta de assumir responsabilidades, então lança meus textos como se eles falassem dos atos do atual prefeito. É uma farsa, porque os malfeitos do ex-prefeito são inigualáveis, incomparáveis. No entanto, o pau mandado coloca palavras na minha boca porque é covarde e quer fugir das consequências.

Faz aquilo que é mandado fazer. Não se sente culpado porque mente para si mesmo que não está cometendo fraude nenhuma. Mas ele mesmo é uma fraude, pois o homem que tenta fugir da liberdade de escolher vive uma mentira.

Portanto, um texto meu que trata especificamente de crítica à administração do ex-prefeito, o mais incompetente que houve, não serve para avaliar a atual administração visto que os fatos não se repetem. A história nunca se repete. A história não é a soma de acasos como foi a eleição do ex-prefeito e seus malfeitos.

A farsa que o pau mandado está tentando montar é exatamente esta: por mentir para si mesmo que não tem responsabilidade sobre as consequências de suas ações desonestas ele joga para os incautos a compreensão farsante de que todos os políticos são iguais.

Ele é incompetente para fazer uma crítica e se utiliza da farsa para mostrar seu ressentimento.


Todo ressentido é covarde. O pau mandado a que me refiro aqui é duplamente covarde. 1º porque não assume as consequências de suas ações torpes, 2º porque é ressentido. 



Nenhum comentário: