LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

BBB: EXPOSIÇÃO DO FRACASSO DA EDUCAÇÃO MORAL DOS CONSERVADORES, RELIGIOSOS OU NÃO.



Participantes do programa em dia de animada festa em foto da Internet. Exposição de seus costume sexuais que vieram de fora.


Muita pessoas dizem que não assistem ao BBB porque o programa tem como objetivo difundir comportamentos inconiventes e imorais. Práticas tais como o homossexualismo masculino e feminino, desavenças, brigas por ciúmes e por coisas banais, amor livre, sexo sem segurança, sexo promíscuo, egoísmo exagerado, competição desenfreada, mentiras e “otras cositas más”.

Essa postura vem a casar com aqueles que desejam que seus valores morais sejam o padrão social e não aceitam outros valores e nem mesmo que os seus sejam questionados. Quem pensa assim imagina e crer que seus valores são os corretos, os mais adequados e devem ser conservados contra novas posturas sexuais e morais.

Não assisto ao BBB por um motivo bem distinto, não há nada o que aprender ali. Não há viva alma que tenha algum conteúdo a ser divulgado proveitosamente. Não há comportamento sexual ou moral novo e interessante a aprender.

Tudo o que se faz ali não é resultado de um roteiro que prévia e diabolicamente foi construído para destruir a moral constituída. As pessoas fazem e dizem aquilo que já aprenderam na vida a fazer fora dali.

O que se confronta e provoca até a ira nos conservadores que pregam a retirada do programa do ar é que a escolha de pessoas com um perfil de comportamento e de uma moral muito semelhantes entre si que foram postos juntos para se degradarem vão além do que se deseja para quem assiste e reclama.

Não vejo como sendo um roteiro para ser destruir a moral e pregar os comportamentos corretos, na visão da Rede de TV. Vejo como uma possibilidade de crítica pela sociedade a esses comportamentos morais e sexuais no sentido de perguntar em que isso pode nos ser útil. Para que serve e para onde nos levará essa conduta. Como tais práticas possibilitarão nos tornar “versões melhores de nós mesmos”.

Do ponto de vista econômico, como a nossa sociedade pode aproveitar para enriquecer mais ainda? Como essas práticas podem moldar um novo comportamento no consumidor? Têm esse objetivo?

Do ponto de vista social, como essas práticas podem nos levar a questionar os valores existentes que não nos servem mais e os que não nos levariam a um lugar mais digno? Como as relações sociais e os conflitos podem ser mais bem equacionados para que os velhos problemas possam ser, enfim, resolvidos? Como essas práticas podem moldar o comportamento adequado para uma vida mais adequada aos princípios da sociedade neoliberal?

Do ponto de vista cultural, em que sentido a divulgação de tanta burrice, alienação e desinformação podem nos fazer ver que nossa sociedade precisar combater duramente esses problemas culturais? Será que deveríamos assistir aquilo para constatarmos que a nossa educação necessita melhorar muito a formação de nossos jovens?

Não assisto ao programa porque não busco as causas desses problemas naquele tipo de divulgação. Outras fontes são mais completas, sérias e profundas na demonstração daquilo que necessitamos. Mas não descarto que muita gente possa se confrontar com tais problemas através desse programa. Desde que o assista nessa perspectiva.

Os moralistas conservadores, religiosos ou não, deveriam aprender com o programa e perceberem que apenas o desejo e a vontade, muitas vezes violentas, de querer conservar seus valores apenas falando deles ocasionalmente não está formando corretamente as novas gerações.

Que deveriam perceber o quanto estão fracassando na empreitada da divulgação de seus valores marais porque o que está sendo mostrado ali de forma acintosa, debochada e escrachada é um retrato do fracasso. É uma demonstração de que as novas gerações não estão aceitando ou aprendendo como deveriam ser, de acordo com os valores dos conservadores, o correto comportamento moral e práticas sexuais.

P.S.: Pode-se objetar que a TV é um meio de moldar comportamentos. Sim! É claro. Pode-se também dizer que a TV Globo ganha muito dinheiro expondo a miséria alheia após a ingestão de bebidas alcoólicas. É correto também. Mas tudo isso faz parte da exposição daquilo em que as pessoas se transformaram ao longo da vida.  



Um comentário:

Carivaldo Rocha disse...

Esse programa é um Lixo; não sei com uma pessoa inteligente como o Pedro Bial se submete a apresentar um programa sem nenhum conteúdo Cultural como esse.