LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quarta-feira, 10 de julho de 2013

PARABÉNS FLORIANO PELO SEUS 116 ANOS. RECIPROCIDADE DE ALEGRIA E DIGNIDADE.



Marla Fabris, Gilberto Junior e eu. (esquerda / direita) 


Agnello Rufino Junior, professor da UFPI, e a esposa Alessandra Lavor.


Foto do bolo (Blog do Alonso Costa - O Besourão) de 116 metros antes de ser consumido pelos florianenses que prestigiaram o evento.



Há momentos de alegria que expressam não apenas um sentimento de satisfação pelo ato moral bom, mas também pode ser o resultado de satisfação pela alegria do outro.

Esse sentimento de alteridade revela claramente que quem se sente feliz com a alegria do outro entende que a sua felicidade depende da felicidade do outro.

Domingo, 08.07.2013., fui à praça central de Floriano assistir ao evento culminante das comemorações pelo aniversário da cidade. À noite muitos fogos de artifício foram lançados como senha para que as pessoas presentes ao ato dessem início ao consumo do bolo de 116 metros de comprimento – referência aos 116 anos de emancipação política da cidade.

Encontrei o prefeito Gilberto Junior expressando uma alegria incontida ao ver as pessoas se aproximarem dele com a intenção de cumprimentá-lo pelo modo como vem administrando a cidade e por todos os eventos festivos organizados.

Antes de cumprimentá-lo observei atentamente os comentários a seu respeito.

Entendi porque nunca o tinha visto tão alegre.

O sorriso de Gilberto Junior, no entanto, não teve a sua origem calcada no regozijo vaidoso por ser tratado como ele foi no evento.  Mas na alegria das pessoas ali presentes.

Impugnar a tristeza através de ações que proporcionem às pessoas a certeza de que escolheram corretamente o administrador da cidade (50% dos eleitores fizeram isso) é uma forma de satisfação mútua.

No administrador porque demonstra em suas ações a sua competência e no eleitor / cidadão porque o contato com a plenificação de suas exigências e necessidades revelam a escolha correta.

Há oito anos que uma indisfarçável sensação de miséria interior provocada pela tenebrosa administração do ex-prefeito, o mais incompetente que esta cidade já teve, assolou o cidadão florianense de forma devastadora transformando-o num ser triste e envergonhado. E nada mais adequado do que sentir o reverso desse sentimento ruim para culminar uma data festiva, a alegria.

Gilberto Junior estava alegre não por saber que é mais bem avaliado do que sempre foi o ex-prefeito, como disseram alguns cidadãos ali presentes, nesse caso seria um sorriso cômico e, assim, a meu ver, um demérito por achincalhar uma pessoa inferior. 

Ele estava feliz porque é perfeitamente normal sentir alegria pelo conquista da simpatia da população reconhecedora de sua capacidade para administrar.

Então só me restou desejar um feliz aniversário à cidade de Floriano.



Uma felicidade recíproca entre prefeito e cidadãos. 



Nenhum comentário: