LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quarta-feira, 24 de abril de 2013

FATOS E CONJECTURAS.



Imagem da Internet.


Em conversa com o atual Secretário de Educação do município, Nelson Junior, tive a informação que a merenda escolar está sendo distribuída nas escolas de acordo com a necessidade de cada uma. Esse aspecto parece banal, e que deveria ser mesmo, mas oito anos de descaso e falta de responsabilidade com a coisa pública da administração anterior tornou a entrega da merenda nas escolas algo novidadeiro.

O professor mestrando Nelson Junior disse que uma das diretrizes fundamentais do atual prefeito, Gilberto Junior, é que a merenda seja entregue integralmente nas escolas.

Em visita a uma delas onde a merenda escolar estava sendo entregue Nelson Junior ouviu um comentário tragicômico de uma funcionária da escola: “Estou espantada com a quantidade de merenda que está sendo entregue. Aqui nunca chegou tanta merenda para as crianças”.

O mínimo que se espera de um administrador público é que seja consciente da necessidade de se administrar o bem público a partir da necessidade do público. É uma coisa nova em Floriano.
______________________________
______________________________


Ainda em conversa com Nelson Junior, ele me disse que a Secretaria de Educação ainda está sendo organizada para que o ensino fundamental tenha a qualidade que as crianças necessitam e merecem. Há muita coisa errada a ser desfeita.

Um exemplo citado por ele: havia quase 200 professores(as) que não tinham lotação. Ou seja, não estavam exercendo o magistério. Foram contratados para ficarem à disposição de outros órgãos ou em órgão nenhum. Havia gente morando em outro estado e recebendo salário como se aqui estivesse dando aulas.

Mais um claro exemplo de falta de responsabilidade com a coisa pública da administração anterior.
______________________________
______________________________


Floriano tem um suplente de suplente de suplente de suplente de deputado estadual sem representatividade que assumiu recentemente uma vaga na assembleia legislativa devido ao exclusivo fato do deputado em exercício ter sido nomeado para uma secretaria do estado.

Há uma conversa de bastidores, e que ninguém assume publicamente como fonte, dando conta de um acordo para que o suplente de suplente de suplente de suplente de deputado estadual estivesse onde está.

A conversa citada acima vai ser explorada na hora certa. Estou juntando as pontas desse novelo. Só posso adiantar que passa pela campanha do ano passado e os candidatos a prefeito. Inclusive revela cruamente a maior traição política da história da cidade praticada pelo ex-prefeito a seu então vice e candidato traído. Como justificar a descomunal traição?

Voltando ao suplente de suplente de suplente de suplente de deputado estadual sem representatividade (entenda clicando AQUI), a imprensa local noticiou que ele teria entrado na assembleia com um requerimento solicitando a construção de um hospital maternidade para Floriano. Para entender melhor clique AQUI.

Só que no começo do ano passado o governador Wilson Martins disse que já estava garantida a verba para a construção de um hospital em nossa cidade. Sendo assim o suplente de suplente de suplente de suplente de deputado estadual sem representatividade requereu algo que já estava planejado a acontecer. Mesmo que não seja especificamente do mesmo jeito.

Bastaria, então, apenas ter conhecimento das ações do governo e fazer um requerimento acrescentando uma ala específica para a maternidade. Mas não, faz-se um requerimento para a construção de um hospital novo num estado com sérias limitações financeiras. Isto é puro desconhecimento da realidade ou política de faz de conta.
______________________________
______________________________


O mesmo suplente de suplente de suplente de suplente de deputado estadual sem representatividade requereu na assembleia que o governo do estado encaminhasse para Floriano veículos novos para equipar o corpo de bombeiros.

Tudo acima seria louvável se mais uma vez o requerimento do suplente de suplente de suplente de suplente de deputado estadual sem representatividade não fosse do mesmo tipo do anterior.

Uma reportagem exibida nacionalmente mostrou a precariedade dos veículos do corpo de bombeiro de Floriano. Pegando carona na denúncia o suplente de suplente de suplente de suplente de deputado estadual sem representatividade fez um requerimento para aplacar a indignação da população e ganhar pontos com isso, é claro.

Só que o governador Wilson Martins já havia determinado a transferência de um veículo usado e em melhores condições para cá com a finalidade de atender a demanda momentânea enquanto o governo adquire veículos novos e com as características essenciais para operar.

Mais uma vez o suplente de suplente de suplente de suplente de deputado estadual sem representatividade deixou de fazer o dever de casa (leia AQUI). Ou ele requereu um veículo usado para o corpo de bombeiros, ou não sabia que o governador já havia autorizado a transferência do veículo para Floriano.

Digo isso somente para comentar que os fanáticos, ávidos e desempregados que se trasvestem em seus seguidores estão dizendo nas redes sociais que agora Floriano tem um deputado, pois tudo o que ele requere é atendido.

É, realmente o suplente de suplente de suplente de suplente de deputado estadual sem representatividade tem sido visionário com a “qualidade” que chancela os requerimentos.
______________________________
______________________________


O verdadeiro deputado estadual que é representante com representatividade de Floriano na assembleia legislativa, visto que foi eleito, é Gustavo Neiva (PSB). Reiteradas vezes ele me garantiu que será candidato mais uma vez a deputado estadual.

Mas há uma conjectura a partir dos prenúncios da campanha presidencial que poderá influenciar para que as disposições já assumidas publicamente sejam revistas. Ou tudo será como se entende hoje.

Um exemplo: Se Eduardo Campos (PSB), governador de Pernambuco, for candidato a presidente em 2014, então o governador Wilson Martins (PSB) ficaria no governo até o final do seu mandato para poder contribuir de forma mais decisiva na campanha de seu companheiro de partido.

Sendo assim, haveria uma nova disposição a ser posta no cenário político estadual e local. O atual deputado Gustavo Neiva concorreria a uma vaga de deputado federal e o PSB escolheria entre seus filiados de Floriano um candidato a deputado estadual.

São possibilidades que estão no âmbito de conjecturas possíveis, mas que só serão discutidas seriamente se o quadro posto em nível nacional exigir essa nova disposição na estratégia política estadual e local.

Vamos aguardar.

De todo modo, o único deputado estadual que é representante com representatividade de Floriano chama-se Gustavo Neiva.

O outro é apenas um suplente de suplente de suplente de suplente de deputado estadual sem representatividade. Cujo gabinete e funcionários são os do deputado que cedeu-lhe lugar na assembleia legislativa.

Isto significa que a qualquer momento o suplente de suplente de suplente de suplente de deputado estadual sem representatividade poderá voltar a ser o que sempre foi. 



2 comentários:

danieljaques disse...

Olá Jair Feitosa sou professor da rede municipal de educação e a questão não é só a quantidade de merenda é a qualidade, que é excelente.Parabéns pelo blog...

danieljaques disse...

Olá Jair Feitosa sou professor da rede municipal de educação e a questão não é só a quantidade de merenda é a qualidade, que é excelente.Parabéns pelo blog...