LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sexta-feira, 22 de março de 2013

ESPECTRO POLÍTICO DE BAIXÍSSIMA QUALIDADE.





Há poucos dias a cidade de Floriano foi bombardeada com uma notícia estarrecedora. O ex-prefeito, o mais incompetente da história da cidade, teria sido nomeado assistente de um senador do Piauí, seu aliado político. Mas as coisas não ficaram só nisso, nesse campo das aberrações. Um irmão do ex-prefeito assumiu uma vaga de deputado estadual, ele que era um dos últimos na lista de suplentes de seu partido.

Bom, as pessoas ficaram sabendo dessas atrocidades através de anúncio feito por um portal de notícias que foi criado para fazer propaganda do ex-prefeito como forma de agradecimento ao mísero contracheque que foi graciosamente ofertado ao dono do portal.

O mesmo portal que publica notícias de autoria de jornalistas consagrados como sendo de autoria do dono do tal portal. É o mesmo que coloca uma manchete e mostra outra notícia diferente. É o mesmo portal que não passa um dia sem erros gramaticais toscos. É o mesmo portal que nunca viu nada de errado na administração do ex-prefeito, o pior que esta cidade já teve, mas que agora, sem contracheque para tapar seus olhos, começou a ver que a cidade está eivada de problemas. Mas não tem a dignidade, a hombridade, o bom caráter de dizer que todos são uma herança maldita deixada pelo ex-prefeito.

Uma fonte segura me informou esta semana, mas com a condição do sigilo de seu nome, que o ex-prefeito pleiteou, logo após ter sido expulso da prefeitura, um cargo de secretário de estado no governo de Wilson Martins. Teria ido ao senador de seu partido para fazer a reivindicação.  A horrorosa e indecente demanda foi levada ao governador que a rechaçou de forma veemente, dura, ríspida.

O ex-prefeito teria insistido junto ao seu senador para ser secretário do governo em várias oportunidades. O senador sempre foi o seu contato intermediador com o governador, já que Wilson Martins não tem conversado diretamente com o ex-prefeito. O ex-prefeito teria utilizado sempre a mesma justificativa que, segundo sua própria e discutível avaliação, o capacitaria para qualquer cargo de secretário: teria trabalhado para ajudar a eleger o atual governador em Floriano. Não diz espertamente, porém, que foi apenas no 2º turno de 2010.  O governador não cedeu ao chororô descabido.

Foi aí, então, segundo uma versão que corre à boca miúda, que as coisas começaram a tomar contornos rumo ao cargo que ele ocupa hoje: Assistente Parlamentar do Senado. E para tal foi confirmado. Será o assistente pra lamentar do senador no Piauí, e em Floriano. Ele será pago para fazer aquilo que ele faz como ninguém, sem ter nenhum concorrente: política de baixíssima qualidade.

Quem exerce a prática política de modo autêntico, honrado, com qualidade e conhecimento faz gerar consequências concretas e exequíveis para toda a população. Quem exerce a prática política apenas selado num discurso oco e sem consistência gera consequências desastrosas e danosas para a mesma população.

Vamos ver em qual dos dois espectros se enquadra o pior prefeito que esta cidade já teve.

A nossa cidade foi administrada(?) por dois mandatos por ele. As consequências foram abomináveis. Basta perceber as dificuldades que o atual prefeito tem encontrado para colocar as coisas em ordem, já que foram oito anos de caos e falta de responsabilidade com a coisa pública. Então, a baixa qualidade do fazer político gera consequências trágicas e é este o espectro onde transita o ex-prefeito.

Dito isso, pode-se inferir qual será o benefício que politicamente terá o senado federal, e a população em geral, com a nomeação de político tão incompetente. É assim que ele exerce a prática política. Foi assim na câmara de vereadores, foi assim na prefeitura e, agora, será assim também na assistência pra lamentar, digo, parlamentar.

Aparentemente foi isso o que ocorreu. Certo? Não! Não esqueçamos que o irmão dele assumiu uma vaga de deputado estadual. E o que uma coisa tem a ver com a outra?

Avalio e infiro que a resposta seja bem simples. Foi mais uma jogada de quem vê a política como um meio apenas de garantir a sua subsistência e sobrevivência. A insistência pelo cargo de secretário foi uma jogada para que o irmão assumisse uma vaga de deputado.

Como na lista de suplentes o seu irmão estava aguardando só que mais um deputado saísse para uma secretaria e, assim, ele assumiria a vaga de deputado, então a jogada feita pelo o ex-prefeito insistindo para assumir uma secretaria foi apenas um jogo de cena.

Como o ex-prefeito sabia que o governador não o nomearia de jeito nenhum para uma secretaria, então ele fez o que fez até gerar uma situação limite e, assim, forçou o governador a nomear mais um deputado do partido do ex-prefeito para uma secretaria no lugar dele (ex-prefeito) e, de tal modo, apaziguar as animosidades na base aliada na assembleia. Pronto, o irmão seria o próximo a assumir uma vaga de deputado. Uma jogada, né? Com as mesmíssimas procedências práticas que ele tem feito em Floriano há tanto tempo.

Quando grande parte das pessoas pensa que o ex-prefeito se deu mal ao pleitear uma secretaria e depois teve de se contentar com uma vaga de assistente pra lamentar enganou-se. Foi uma armação para que o irmão assumisse formalmente, mesmo que sem nenhuma representatividade, o cargo de deputado.

Vejam no que a cidade se enredou. Um ex-prefeito que 70% da população avaliou como medíocre e um deputado com sérias limitações discursiva e intelectual. Se colocarmos uma metáfora de comida para encerrarmos o texto e, dessa maneira, representar esse momento, diria que Floriano terá de se alimentar politicamente com comida de baixíssima qualidade nutritiva até as próximas eleições.  





Um comentário:

Carivaldo disse...

É, Jair, faltou falar de quem executa as articulações. Nosso governador é o pior de todos, não me esqueço das nomeações do secretariado dele, por exemplo, Chico Filho.