LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A BURRICE COMO DOGMATISMO. OU A CERTEZA DE QUE O ERRADO É QUE É O CERTO.



Foto da Rua Sete de Setembro, bairro São Cristovão, hoje à tarde. Essa rua passou 8 anos abandonada, desprezada pelo atual e pior prefeito da história da cidade. Há cerca de um mês o governador WILSON MARTINS a asfaltou completamente com material de primeira qualidade. Quando os moradores voltaram a sentir o gosto de morar numa rua transitável vem o prefeito incompetente com sua obra mal planejada e destrói tudo o que foi feito. Certamente não foi de propósito, mas que revolta essa incompetência dele, revolta.



O que mais me deixa indignado com a foto acima não é tanto o fato que o asfalto dessa rua foi feito há mais ou menos um mês pelo governador WILSON MARTINS e já está sendo destruído de forma grotesca, estúpida pela ação administrativa absolutamente incompetente do atual prefeito de Floriano.

O que mais me revolta nessa foto não é tanto o fato de o dinheiro público empregado numa benfeitoria pública ter sido jogado fora numa inquestionável demonstração de descaso com a administração responsável da res publica. Não é tanto a falta de compromisso com o bem-estar da população quando ela necessita desse dinheiro em outras áreas para ter um mínimo de dignidade e esse dinheiro poderia ter sido investido para isso. Mas está sendo jogado no lixo pela ação inconsequente do atual prefeito.

O que mais me deixa perplexo nessa foto não é tanto a falta de espírito democrático para se relacionar com outros agentes públicos e programar as ações públicas. A incompetência e o descaso do atual prefeito de Floriano não o permitiram fazer as obras antes do asfaltamento da rua.

O que me deixa bestializado, já que o prefeito disse que tenho “instinto bestial”, é a certeza inarredável de que ele está certo nas suas ações desde o começo de sua infeliz administração. Essa certeza não vem de uma constatação de resultados bem sucedidos, não. Não vem de opiniões que comprovariam o sucesso de suas ações, não. Essa certeza vem de um dogmatismo burro. Vem de uma convicção própria baseada na sua infalibilidade.  

Não adianta apontarem-lhe os erros e deficiências de seu governo como faço há oito anos. Pelo contrário, quem assim o faz recebe em troca não o agradecimento pela correção de rota, mas um processo para calar a boca. Quem é contra a sua rota desgovernada sofre as consequências até no âmbito físico através de violentas ações. Como no caso dos moradores que fizeram Judas ao longo dos últimos anos em sua homenagem e tiveram os bonecos rasgados por ações vis de bandoleiros fortemente armados com armas de grosso calibre.

Agindo desse modo, em defesa de seu dogmatismo, de sua certeza inabalável de que está sempre certo e os fatos e o mundo é que estão errados ele deixou de planejar racionalmente a execução das obras do esgotamento sanitário já que cabia a ele apenas a execução da obra, visto esta ser um ação do governo federal.

Mas não, ele não preferiu a rota da inteligência. Fez uma licitação sob as mais escabrosas denúncias de irregularidades denunciadas pela imprensa e contratou uma empresa que não tem o know-how para fazer a obra e, assim, fez a maior lambança na cidade. As ruas em que foram feitas as escavações da obra e ainda não foram asfaltadas pelo governador estão em estado lastimável, intransitáveis.

O prefeito eleito neste ano, GILBERTO JUNIOR, foi à Teresina convidar o superintendente da CODEVASF para vir examinar in loco como a empresa deixou o calçamento da cidade todo revirado (a herança maldita que o próximo prefeito terá de reparar). O que foi constatado pelo superintendente que disse que vai exigir do atual prefeito que cobre da empresa a reparação do calçamento. Leia uma reportagem a respeito clicando AQUI.

Mas ele não se dobra diante dos fatos e das críticas. Prefere a sua certeza inabalável, o seu dogmatismo. E o mais impressionante é que ao acreditar cegamente em sua verdade ele vem a público defendê-la regularmente na esperança de que se torne uma verdade absoluta e que os fatos sejam negados, suprimidos. Mesmo que cotidianamente os fatos, como demonstra a foto acima, digam-lhe que a realidade não é composta por suas investidas dogmáticas e sim por evidências irrefutáveis.

Como demonstração irrefutável do meu raciocínio cito o resultado da última eleição. Contra todas as evidências emanadas dos seus poucos eleitores ele retirou autoritariamente na véspera da convenção do seu partido a candidatura bem avaliada, por esses eleitores, de seu vice-prefeito e colocou como candidato um desconhecido e reprovável candidato. Resultado: seu candidato, fruto da mais escandalosa traição política da história de Floriano, ficou em último lugar. Mérito dos dois.

Mas os dogmáticos desse tipo são como aquele que não arreda pé de sua certeza e é capaz de escrever a sua própria história negando os fatos e as evidências. Mas ainda bem que a verdade está do lado da realidade e não dos dogmáticos autoritários. Pois a sua história escrita pela sua crença cega será jogada na lata do lixo da política de nossa cidade. 


Um comentário:

Flávio Cavalcanti disse...

Professor Jair,

O que afinal o Prefeito Brando...ups!!!, digo. retificando o nome anterior, o Prefeito de Floriano que com a destruição do asfaltamento que ele não fez? Simplesmente destruir o que o Governador Wilson Martins fez? Ou que diabos ele quer mesmo a um mês para devolver ao povo, finalmente, a Prefeitura de Floriano?

Flávio Cavalcanti