LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sábado, 7 de abril de 2012

JUDAS OU JUDAS?




Para manter a integridade do meu Blogue e por decisão da Justiça não posso citar o nome do sujeito a quem se destina a “homenagem” acima.

A tradição “oficial” cristã de fazer um Judas e expô-lo em situação ridícula, constrangedora, degradante é, também, para consagrar o papel de Judas em relação à sua participação na história de Cristo e consagrar a sua delação, a sua traição como algo do campo das ações humanas que devem ser reprovadas, rechaçadas, reprovadas em exemplo público.
Cristo, segundo a tradição, se sentiu traído e a traição perpetrada por Judas foi o que o levou ao martírio e à morte. É assim que somos ensinados desde criança quando obrigatoriamente passamos a conviver com religiosos tradicionais.
Mas surgiu, mais recentemente, uma versão diferente para essa história da traição de Judas. Os achados arqueológicos do Mar Morto fizeram surgir uma versão distinta para a traição de Judas. Cristo teria convencido Judas a traí-lo para que seu plano de martírio, morte e ressurreição pudesse ser levado a cabo.
Se esta versão contiver o mínimo de sustentação factual teríamos uma tradição com fundamentos equivocados. Judas não mereceria ser esfolado, vilipendiado, execrado por sua suposta traição. Deveria ser enaltecido, homenageado. Então, a tradição de pendurar um Judas num poste seria para dizer que ele teria sido um homem que cumpriu o seu papel na história.
Mas isso tudo que eu disse acima são conjecturas. Gosto mais dos fatos. Não no sentido do “amor fati”, mas no sentido que não estamos falando do provável ou improvável e sim do que acontece.
Os moradores da Avenida Fauzer Bucar, bairro São Cristovão, resolveram “homenagear” o prefeito mais incompetente da história de Floriano com um Judas suspenso num poste. Embaixo tinha um cartaz que explicava o motivo da “homenagem”: o abandono proposital daquela avenida ao sabor do descaso e da incompetência.
Bom, e agora? Ficamos com a tradição e vemos o Judas como um escárnio ético e técnico contra o pior prefeito da história da cidade, ou olhamos para o boneco e encaramos o Judas como uma homenagem a quem com sua incompetência e descaso fez o que fez porque cumpriu o seu podre papel na história da cidade durante oito anos?
Eu, particularmente, não sei o que seria pior. Ser criticado por ser incompetente ou ser cínico e fazer de conta que as críticas que veem contra mim fazem parte do meu modo de ser incompetente. Eu não sei mesmo.
Judas da tradição ou Judas da redescrição? Só sei uma coisa, para gente que tem vergonha na cara isso seria motivo de contrição. Mas...

2 comentários:

Carivaldo disse...

Acabei de ler em um site de notícias que prenderam o suspeito que invadiu a prefeitura de Floriano. Veja bem, amigo Jair, invadiram a casa de meu irmão, que fica localizada no bairro irapuá, por 5 vezes, e nunca encontraram o suspeito. O que invadiu a prefeitura já foi pego. Sinceramente não entendo, principalmente por se tratar, no caso da prefeitura, de ladrão roubando ladrão.

JAIR FEITOSA disse...

Olá Carivaldo.

Entendo a sua indignação, pois também fui vítima de arrombamento há cer de três anos e nunca fui comunicado sobre qualquer atitude sobre a apuração do caso.

Um abraço.

Jair Feitosa.