LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quarta-feira, 7 de março de 2012

GOL CONTRA?

 
O ‘Bom Dia Brasil’, noticioso matutino da TV Globo, exibiu hoje (07.03.2012) uma reportagem sobre esposas de jogadores de futebol. Com o título “Mulheres no Futebol: o lado bom e o lado ruim de ser casada com um jogador”, a reportagem mostrou os exemplos de duas esposas. Uma delas, CAMILE MACHADO, formada em Administração de Empresas e Pós Graduada em Psicologia do Esporte, é esposa de ex-jogador.
O trabalho de conclusão do curso dela é um detalhamento de um estudo que fez sobre os aspectos positivos e negativos de serem casadas com jogadores. Onze mulheres foram entrevistadas e, baseada nesse número, deu uma dimensão que pretende ser global do que pensam e sentem essas esposas. O trabalho completo deve ser interessante, mas o que veio à tona foram os dados que quero destacar para a indecorosa conclusão a que chegarei.
Os três principais pontos positivos destacados pelas entrevistadas são: DINHEIRO, ESTABILIDADE e VIAGENS. São os primeiros aspectos ressaltados como motivos de realização e satisfação num casamento com um jogador de futebol. Então, ser casada com um jogador traz felicidade, sim, para as mulheres. Mas ela, felicidade, é medida pelo o que traz a elas, mulheres, uma vida confortável, garantia financeira eterna e a possibilidade real de viajar pelo mundo afora.
Os três principais pontos negativos são: FINAL DE CONTRATO DO MARIDO COM O CLUBE, LESÕES e ASSÉDIO DE OUTRAS MULHERES. Se prestarmos atenção naquilo que elas consideram como negativo em seus casamentos são os fatores que põem risco os três que lhes trazem felicidades.
O amor pelo marido não é motivo de destaque como aquilo que poderia trazer-lhes realização e satisfação no casamento. Sequer foi mencionado. E se elas retrucarem depois que não precisava dizer, pois isto está implícito? Nesse caso, há de se responder que precisava, sim, ser mencionado, pois esse sentimento é subjetivo. Sendo assim, tem de ser dito e mostrado para ser notado. Principalmente quando se trata desse sentimento numa pesquisa científica.  
Não vou generalizar, pois não sou burro. Mas se essa pesquisa puder ser ampliada para esse universo de mulheres, ou seja, se a maioria pensar assim mesmo, então chego à conclusão que antecipei. E ela, conclusão, pode ser resumida numa frase antológica do dramaturgo brasileiro NELSON RODRIGUES: “O dinheiro compra tudo, até amor verdadeiro”.
E essas mulheres pesquisadas devem, no seu íntimo, implicitamente, gritar: “É gol. De placa”. 

P. S.: Se preferir, assista à reportagem clicando AQUI.


Nenhum comentário: