LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O MEU DEMIURGO SERIA ASSIM.

.
.
.
No dia 17/12/2010 fiz uma postagem chamada “Sofia e o pombo cristão”. Recebi um comentário hoje que diz assim: “tomara que o teu castigo seja a morte, que Deus não tenha pena de você”. Está lá. Não costumo publicar coisas assim. Apago mesmo. Mas este me causou uma estranha vontade de responder. Assim saiu o texto que se segue. Sei que muita gente não gosta quando falo dessas coisas, mas os caras ficam me provocando. Então vamos lá.
.
Se eu admitisse a existência de um Demiurgo ele seria um democrata. A noção de democracia é uma construção cultural (não precisa dizer que é humana), mas é por isso mesmo, por nossa medida que eu enquadraria o Demiurgo nesse conceito. Assim subtende-se que ele não disse quem era. E nesse não declarar-se vê-se que ele não interferiria em nossa realidade. Ao não interferir diz tudo sobre si e nos deixaria enquadrá-lo a partir dos nossos conceitos.
.
É uma atitude diferente da dos judeus e cristãos, pois estes põem na boca do Demiurgo os seus próprios conceitos para que Ele os diga para nós. Desse modo o que dizem do Demiurgo para nós é o que eles dizem que Ele é. Tudo para enquadrar a humanidade dentro de sua moral. O mundo torna-se, assim, o mundo dos cristãos e judeus e não o mundo da humanidade. Tudo é apenas um mero mecanismo de interesse pelo poder.
.
Se se modificarem os valores da moral judaico-cristã ter-se-á um mundo da humanidade. Se se admitirem a moral judaico-cristã ter-se-á um mundo judaico-cristão. E o meu temor reside aí, pois os radicais que pregam a “tolerância” são os mais intolerantes. NIETZSCHE disse: “’Não julgueis’, dizem eles [religiosos], mas mandam para o inferno tudo que estiver em seu caminho”.
.
Mas vejam só: dizem que todo ser humano é filho do Demiurgo(porque o significado da palavra assim diz). Cada ser humano é o templo do Demiurgo. Sendo uma relação entre um criador e sua criatura é, portanto, uma relação de pai e filho. Um pai nunca deixará de ser pai. Um filho nunca deixará de ser filho. Mesmo que ambos se reneguem esses laços não se romperão por uma questão mesma de compreensão lógica de origem, aparecimento, surgimento, causa do filho.
.
Logo, todo ser humano, mesmo que “pagão” (igual a mim, pois não sou batizado) é filho do Demiurgo. Se assim o é, ainda assim continuará sendo seu templo.
.
“O vosso corpo é o templo do Espírito de Deus” (1 Cor 6,19). Quem destruir o templo do Demiurgo será destruído por Ele. Como pode um cristão desejar a morte de um “pagão”? Como pode um cristão pregar a morte de um ser humano que atravessou o seu caminho?
.
É muito estúpido um sujeito assim, pois não entende nem aquilo em que crer. Se entendesse a “religião do amor” não teria o peito cheio de ódio.
.
O meu Demiurgo seria democrata porque um democrata permitiria que os outros pensassem o que quisessem com o direito de dizê-lo publicamente. Um democrata não puniria ninguém que fosse diferente dele.
.
Talvez esse comentário tenha vindo, como se pode observar, de pais que vivem com uma medalha do cristianismo no peito e é incapaz de aceitar que o filho tenha uma postura religiosa distinta da sua, ou mesmo não tenha nem religião. Deve ter saído daí esse tipo de comentário raivoso e sem nenhuma capacidade de ri de si mesmo.
.
.

4 comentários:

ppaulor disse...

Querido prof. Jair tudo bem!
Permita-me um comentário, há pessoas que como bem disse vc que não acreditam no que crê, mas é o seguinte há pessoas que ñ fazem o q é pra ser feito. O seu post sobre Sofia e o pombo pode ter ofendido muitos cristãos (católicos ou evangélicos) mas aí onde se prova q há pessoas dentro da igreja que "senta na frente",mas não aplica a palavra de Deus escrita na bíblia na sua vida aí gera o mal testemunho como este comentário feito. Vou usar apenas uma parábola de Jesus a do Joio e do Trigo em Mateus cap. 13 vers. 24 a 30 o Joio são as pessoas q estão buscando a Deus mas ñ fazem o q Deus ensina(através da bíblia) como essa pessoa q fez esse comentário. Há pessoas q entendem de cara como ser cristão mas outras sofrem um processo de aprendizado demorado, outras ñ conseguem aprender o q é ser cristão. Jair faça o q ñ foi feito perdoe essa pessoa. Voltando ao post, é uma opinião sua, cada um deve tirar suas próprias conclusões baseadas nos valores q cada um tem. Um abração!

Antonio José Rodrigues disse...

Independente, Jair, da congregação religiosa que é doutrinado ou não, a morte será o castigo de todo homem. Segundo a Bíblia, é o pecado que envelhesse o homem, portanto não vejo nenhum homem purificado sobre a Terra. Abraços

P.S: saímos juntos do Grande Encontro na casa de Odimógenes, no entanto alguns, como vc, por exemplo, não estavam mais vendo a trilha de casa(rsrsrs)

JAIR FEITOSA disse...

Olá "Aumento só de 3,5%!!!!!"

Sabe, você é uma pessoa sensata. Tem princípios democráticos. Gosto de gente assim. Portanto, não fique indignado com as coisas que escrevo sobre religião.

Mas se tiver alguma crítica a fazer sobre o que escrevo, e não sobre generalizações religiosas como fazem alguns, estarei aberto a respondê-lo a partir do pouco que sei sobre religião.

Obrigado e um abraço.

Jair Feitosa.

JAIR FEITOSA disse...

Olá AJRS.

Você come o diabo. Mas penso assim também, desde que morrer seja admitido como um castigo. Se a gente encarar a morte como uma etapa inerente ao viver, então morrer é algo sobre o quê devemos aceitar de bom grado como aceitamos a vida.

Posso errar o caminho de qualquer lugar, mas de meu barraco não tem a menor chance. O inconsciente já fica alerta depois que (eu e ele) combinamos o que ele deve fazer quando volto para o barraco.

Um abraço.

Jair Feitosa.