LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

MAU HUMOR OU MEDO DA VERDADE?

.
.
.
RICHARD RORTY (1931-2007) foi um Filósofo desses de verdade. Era Pragmatista e cunhou uma frase dentro do contexto de sua Filosofia autêntica que diz: "Se cuidarmos da liberdade, a verdade cuidará de si mesma".
.
DIÓGENES, O Cínico (412-323 a.C.) nos legou que a ironia é o que faz a verdade botar a sua cabeça para fora.
.
Desse modo se nos preocuparmos com a liberdade no lugar em que vivemos e utilizarmos a ironia como meio de fazer a verdade aparecer, certamente ela aparecerá. A liberdade, como disse RORTY, é imprescindível para a verdade e a ironia é um dos meios de fazermos o que é verdadeiro vir à tona (baseado em DIÓGENES). Então, quem não gosta da verdade necessariamente não gosta da liberdade. Ou porque é um sem graça ou porque tem alguma coisa a esconder.
.
Aprendi lendo DIÓGENES que a ironia é uma das melhores maneiras de provocarmos a verdade e assim trazê-la para nós. Tem gente que detesta a liberdade e atenta contra ela de muitas formas: usando de violência, fazendo-se de mal-humorado ou interpelando os outros através da Justiça. Mas ela, a verdade, pode ser buscada apesar da violência, do mal-humor ou mesmo da injustiça.
.
O que busco aqui é fazer um pouco do trabalho, com liberdade, de fazer a verdade botar a cabeça para fora para que as pessoas possam vê-la e abraçá-la dando-a boas vindas. Mesmo que às vezes tenhamos de procurá-la com uma laterna ao meio dia.
.
A gravura acima é da internet e procurar retratar DIÓGENES em sua tarefa de encontrar um homem de verdade.
.
.

Nenhum comentário: