LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

INTERROGAÇÃO.

.
.
.
O voto no “Cacareco”, que era o rinoceronte de São Paulo que em 1958 obteve mais de 100 mil votos de protesto contra o baixo nível dos candidatos daquela época, estará de volta nestas eleições?
.
Os políticos têm feito tantas coisas que estão desmerecendo o voto? Desse modo os eleitores estariam dispostos a votar em alguém como o Cacareco? Quando as condições básicas não estão sendo supridas e os políticos estão aprontando as deles os eleitores tendem a adotar o voto de protesto de forma mais declarada.
.
Mas não é o que tem acontecido. Economicamente a sociedade está vivendo momentos de satisfação, dentro das possibilidades estruturais que o atual Governo Federal herdou do anterior. O atual fez muito e levou os mais necessitados ao encontro daquilo que todo humano deseja: ter um mínimo de autonomia. Mesmo que segurado pela mão, inicialmente.
.
Assim as pessoas dão um crédito ao Governo federal em vista de seu nível de satisfação com as políticas econômica, social e cultural. Estão dando também a possibilidade dele continuar o projeto ideológico de atender as demandas sociais sufocadas “desde que eu nasci”.
.
O palhaço Tiririca está entre os mais cotados para ser eleito em São Paulo a Deputado Federal. Outros tiriricas mais estão sendo apontados como possíveis eleitos. Será protesto? O Tiririca é o Cacareco da vez? Mas como se as pessoas estão demonstrando satisfação, ou ao menos dizendo que querem mais para chegar aonde desejam ir, ao responderem que o atual Presidente é o melhor da história deste país.
.
Estamos diante de um quadro de intenções de votos estranho. Aqui em Floriano, por exemplo, pesquisas mostram que alguns eleitores têm a intenção de votar no pior dos candidatos a Deputado Estadual dentre os que têm domicílio eleitoral aqui.
.
Neste caso o eleitor cometerá um equívoco tremendo, pois se está protestando contra as condições lamentáveis da cidade em que vive por que intencionar o voto no candidato que é a representação e encarnação de todas as mazelas das quais se reclama?
.
Sinceramente não dá para entender. Tal candidato não possui os pressupostos mais elementares para ser um Deputado Estadual. Então, se as condições que a cidade foi submetida, e se encontra, pela incompetência tenaz do atual Prefeito seria motivo para protestar, por que votar no candidato que o representa?
.
O voto de protesto, neste caso, seria em qualquer outro candidato, menos no candidato do 4º pior Prefeito do Piauí (Instituto Data AZ, divulgado pelo portal Notícias de Floriano). Menos no candidato do Prefeito que foi vaiado estrondosa e vergonhosamente no carnaval deste ano. Menos no candidato do Prefeito que está incluído na listas dos políticos Ficha Suja, segundo o TCE. Menos no Prefeito que tem a sua Administração investigada pelo Ministério Público Federal sob acusação de falsificação de documento em processo licitatório, segundo o Portal AZ.
.
Como justificar a intenção de voto desses poucos eleitores? Essas pessoas estão satisfeitas com as condições de desleixo da cidade? Estão demonstrando apoio ao Prefeito que tem demonstrado completa incompetência para administrar a cidade?
.
Eu não tenho respostas, mas “cada um sabe a dor / e a delícia / de ser o que é...”
.
.

Nenhum comentário: