LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

ETAPA PEDAGÓGICA.

.
..

Este período das campanhas eleitorais sempre é um momento para ensinarmos alguma coisa às pessoas. Mesmo àquelas que já se acham bastante esclarecidas. Em relação a estas podemos fazer pouco, mas devemos insistir. Já quando se trata de crianças podemos muito.
.
Esta é a época que muita gente mostra as caras (assim mesmo no plural). Passando pelas ruas vemos muitos cartazes com fotos de pessoas que nem imaginávamos existir. Outros estranhos. Outros feios. Outros risíveis. (Numa época em que fui candidato a vereador - oh, infelicidade - espantei muita gente por aí, e como).
.
Outro dia passeava com minha segunda filha, SOFIA, pela Av. Dirceu Arco Verde indo no rumo do Posto Trevo. Eram vários os cavaletes com as mais variadas caras. Vimos vários candidatos a deputado estadual e federal. Ela começou a me perguntar quem era quem e em quem eu irei votar.
.
Comecei a falar o que sei sobre alguns e nada sobre outros que não conheço. Mas tinha uma foto especial, parei um pouco e pedi que ela olhasse bem e fixasse o rosto do elemento exposto ali. Disse a ela: este é o candidato a deputado estadual por nossa cidade mais corrupto e cínico que existe. Este é o verdadeiro protótipo do político escroque. O pilantra que se destaca com sua soberba, ignorância, prepotência e cara de pau.
.
Então, SOFIA, se este elemento, por azar seu, aparecer na sua frente querendo cumprimentá-la ignore-o completamente. Não vale a pena falar com gente tão estupidamente corrupta. Não afete a sua dignidade tendo de lembrar por muito tempo que cumprimentou um elemento desse tipo.
.
Ela fez um gesto de nojo e seguimos o nosso rumo. Assim podemos ensinar o que é bom e honesto e criar parâmetros para pessoas inexperientes poderem diferenciar a cara de um político pilantra daqueles que que realmente desejam entrar na seara política com ideais dignos e dignificantes.
.
Além de ser bastante esclarecedor, esse momento das campanhas políticas é pedagógico também. Devemos ensinar que pilantras não devem ser eleitos e nem mesmo cumprimentados.

.

Nenhum comentário: