LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quarta-feira, 2 de junho de 2010

JARED DIAMOND.

.
.
.
JARED DIAMOND deu uma entrevista ao jornalista ANDRÉ PETRY. Na entrevista ele fala sobre alguns temas relacionados as suas áreas de formação (ele tem 72 anos, é professor da Universidade da Califórnia, USA, mas também é Biólogo, geógrafo e historiador).
.
Quero destacar duas perguntas, e suas respostas, que reproduzo abaixo. Leia e tire suas conclusões acerca dos temas.
.
.

ANDRÉ PETRY: Os EUA são um império no começo do declínio?
.
JARED DIAMOND: A dianteira americana está diminuindo, não tanto pelo declínio americano, mas pela ascensão dos demais países. Nos anos 70, visitei a Espanha, sob a ditadura franquista. Antes, visitei Portugal, sob o regime de Salazar, país então muito pobre. Os dois hoje são nações de Primeiro Mundo. Na Ásia, além de Malásia e Singapura, há a Coreia do Sul, a Tailândia, Taiwan, sem falar na própria China, que está chegando lá. Isso reduz a vantagem da liderança americana, mas existem coisas preocupantes nos EUA. A Universidade da Califórnia foi o motor do salto tecnológico. As pessoas se mudavam para o Vale do Silício, em parte porque podiam mandar seus filhos a escolas de primeira linha e estudar na Universidade da Califórnia. Hoje, o governo está reduzindo as verbas da instituição. Por um ou dois anos, dá para aceitar. Mas, se isso se prolongar, será um desastre.
.
ANDRÉ PETRY: Por que isso está acontecendo?
.
JARED DIAMOND: Em parte, isso decorre do anti-intelectualismo americano e do fundamentalismo evangélico. O fundamentalismo evangélico é muito forte, tem ampla influência, inclusive sobre o conteúdo dos livros escolares. A base da biologia é a teoria da evolução de Darwin. Ela ensina que as coisas vivas evoluem. Não é possível ser biólogo, nem um bom médico, se você não acredita na evolução. É o mesmo que um físico não acreditar nas leis de Newton. Ou um químico duvidar da tabela periódica de Mendeleiev. Não dá para ser astrônomo se você acha que o mundo é plano. Mesmo assim, o fundamentalismo evangélico de direita se opõe ao ensino da evolução nas aulas de biologia. Isso acontece no Texas, para dar um exemplo. É um absurdo. É o fundamentalismo evangélico associado ao anti-intelectualismo.
.
.

Nenhum comentário: