LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sábado, 17 de abril de 2010

ESTAMOS ESPERANDO O QUÊ? "ROUBAREM" A VIDA DE ALGUÉM?

.
.

Em Floriano nestes últimos tempos tem ocorrido fatos que nunca antes foram registrados na história e nem mesmo em delegacias de polícia. No ano passado alguns moradores do bairro Irapuá II confeccionaram um boneco de pano para fazer uma manifestação pública contra o descaso com a coisa pública. No caso específico desse boneco eram as terríveis crateras na principal avenida que atravessa o bairro, Av. Dirceu Arcoverde.

Logo que colocaram o boneco no local onde as piores crateras atormentavam os moradores uma pessoa passou por lá e “roubou” o boneco. Em seguida a tv local foi chamada pelos manifestantes que denunciaram o “roubo” e indicaram a pessoa implicada. A tv constatou, filmou inclusive a pessoa com o boneco (este material que não foi ao ar completamente, mas ficou nas filmagens originais, editado). A sequência foi um disse me disse, um foi, não foi.

Mas o que quero ressaltar deste fato é que a lição ficou para alguns. E na semana santa deste ano um boneco de Judas foi “roubado” do local onde estava exposto (curva dos americanos). Como já relatei aqui o fato. Dois sujeitos saíram de um carro, com armas de grosso calibre em punho, e “roubaram” o boneco.

Ações desse quilate moral geram exemplos. Como as liberdades individuais e coletivas estão assombradas em Floriano, ninguém está livre de sofrer ameaças, processos injustos e infundados racionalmente, ou coisa pior. O “dono” do Judas foi procurado dias depois do episódio grotesco por uma pessoa e ALERTADO para não mais falar sobre o caso do “roubo” do boneco. Ele, “dono”, tinha ido, no dia seguinte ao “roubo”, denunciar o ato de violência extrema numa rádio local. E olha que o boneco de Judas é uma manifestação cultural e tradicional aqui em Floriano e em toda parte do mundo cristão e ocidental. O ALERTA, segundo me confidenciaram, foi em vista de as denúncias terem o potencial de prejudicar algumas pessoas. Não deveria, pois, ir mais aos meios de comunicações denunciar o fato, o “dono” do boneco.

Depois desse ALERTA ninguém mais falou do “roubo” do Judas. Mas eu pergunto: quem “roubou” o Judas da curva dos americanos?

Por representar um ataque violento à liberdade do povo de cultuar seus valores, seus costumes e suas tradições, já deveria estar em curso uma investigação pelos poderes representativos da comunidade florianense. Mesmo porque o “roubo” foi denunciado em público e por pessoa identificável.

Se nada for feito (uma investigação policial, por exemplo) em relação a fatos violentos desse tipo o que poderá acontecer, quando a violência campear sem freio, com as pessoas de nossa cidade? Implantar-se-á uma ditadura em nossa cidade? Ninguém mais poderá se manifestar? Se as pessoas se manifestarem sofrerão a violência extremada que reservaram aos bonecos? As pessoas serão as próximas vítimas de atos fora-da-lei como os feitos aos bonecos?

A cidade de Floriano ficará calada esperando que alguém sofra essa violência selvagem, bandida que começou a campear? Ficaremos calados esperando que os fora-da-lei “roubem” a vida de alguém para que os culpados sejam identificados criminalmente?

A violência aumenta quando o combate a ela é negligenciado, ou facultado.

.

Nenhum comentário: