LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

ORA BOLAS - II.

.
. .
A função de prefeito de uma cidade é um status social adquirido porque é resultados das “qualidades pessoais do indivíduo, na sua capacidade e habilidade... e supõem uma vitória sobre outros concorrentes e o reconhecimento de tal êxito pelo grupo social.” (OLIVEIRA).
.
Quando quem ocupa esse status social não cumpre o seu papel e a população constata que ele é incapaz para tal, aplica-lhe uma sanção reprovativa. É isto o que vem ocorrendo em Floriano. Os cidadãos vêm sancionando reprovativamente, negativamente o prefeito que não vem cumprindo adequadamente o seu papel nesses últimos cinco anos.
.
Sexta-feira, 05/02/2010, no “Zé Pereira” do melhor carnaval do Piauí, ele foi vaiado estrondosamente. É uma sanção social. E é também uma forma legítima, democrática e livre de manifestação de um povo que já não aguenta mais as prioridades manifestadas pela atual administração municipal. Finalmente a população reagiu.
.
Tudo bem, até aí tudo estava caminhando de acordo com a avaliação que as pessoas estão fazendo do prefeito. Pois não é que uma pessoa veio me falar, com certo grau de preocupação e nervosismo, que alguns apaniguados do prefeito estão me responsabilizando pelas estrondosas vaias que ele tomou no “Zé Pereira”. Que sou o responsável por tudo o que tem ocorrido como reprovação da população ao prefeito.
.
Ora bolas, eu é que sou o prefeito agora? Fui eu que fiz de nossa cidade um lugar decadente cheio de mato, de lixo, de buracos, de dengue? Sou eu que não tenho capacidade de administrar e resolver os problemas fundamentais da cidade? Ora bolas, nem ao “Zé Pereira” eu fui. Como podem ser tão cínicos em querer atribuir a mim as estrondosas vaias que ele tomou? “Mas essa administração age assim mesmo”, acalmei a pessoa.
.
Estou sendo processado como acusado de causar “danos morais” ao prefeito. Quando o que causa-lhe danos morais é o seu modelo de administração (demonstrarei depois) e suas prioridades. Quando se pergunta a atual administração o por que de tanto lixo e dengue, a culpa é da população. O por que de tanto mato, a culpa é das chuvas. O por que de tantos buracos, a culpa é do calçamento que é velho. Quer dizer, prejudica-se “um objeto diferente daquele que é a causa da frustração pessoal” (CAMARGO).
.
E assim, a população que o vaiou estrondosamente, causa-lhe danos morais, danos à sua imagem, por isso todos serão processados também? Ora bolas, isto é o mecanismo de deslocamento em ação. Agindo para desviar a atenção para aquilo que não é a causa verdadeira de todas as mazelas construídas na cidade.
.
Enquanto isso, os buracos, o lixo, o mato, a dengue tomam conta da cidade e o culpado sou eu? Ora bolas.
.
.

3 comentários:

Anônimo disse...

Uuuuufa!Parabéns Floriano!!!!
Antonio José - Zé Doca (MA)

Ana Alice disse...

Boa Noite Jair!!

É assim mesmo que eles agem, eles tem que colocar a culpa em alguém e como vc está mais exposto devido o seu blog, sobrou pra vc. Eles acham que o povo de Floriano é cego ou mesmo burro, acham que não somos capazes de nos manifestarmos, que precisamos de alguém(segundo eles, vc)para nos atiçar, só que mostramos a eles que as coisas não são bem assim. Eu estava lá na hora da vaia, e fui uma das primeiras a começar a vaiar. Parabéns pelo seu blog, sou leitora assídua.

Anônimo disse...

É meu amigo, essa administração tá feia mesmo, se voçe for na CASA DO SECRETARIO DE GOVERNO, vai ver direitinhoa sua dignissiima esposa rodando a folha, vixe, ela é nepotista, ou seja, mulher de secretario, e ai, cadê a honestidade!!!