LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

SELVAGERIA, NÃO. É MUITO MAIS QUE ISSO - II.

.
. .
O vídeo está no final da postagem.
.
.
Diante de fatos noticiados pelos meios de comunicação, ou vividos por nós na atualidade, que denunciam o grau de vileza a que um ser humano pode chegar tentamos de alguma forma entender como alguns podem agir de tal modo.
.
Um garoto foi arrastado por um carro deliberadamente até ter seu corpo todo desfigurado e despedaçado. Mães que jogam crianças recém-nascidas na lata do lixo. Outros, contratados que são para matar covardemente. Políticos abjetos que roubam descarada e cinicamente o dinheiro público que daria para construir as condições materiais básicas para uma cidade ter uma vida com o mínimo de dignidade.
.
Não pretendo igualar nem discutir os motivos que levam a tais vilezas. Apenas colocar em cima da mesa o ato em si e a coragem da prática. Ainda, também, que sejam atos distintos. Ainda que as consequências sejam díspares. Mas destacar a disponibilidade moral para fazê-lo.
.
Se vivêssemos no estado de natureza, segundo ROUSSEAU, a própria condição humana, mesmo depois do pecado original, não apontaria no sentido de tantas vilezas. Mesmo que eu não aceite a bondade natural do homem como atributo de um Deus. Mesmo que ser bom ou mau seja uma avaliação humana. Ainda não aceito que tais vilezas sejam fruto exclusivamente do próprio modo de ser do ser humano.
.
Mesmo em HOBBES temos que fazer tal questionamento porque aí não teríamos apenas a vaidade, o orgulho, a competição, a vingança, a ânsia de dominar e o medo da morte como justificação para tais vilezas. Assim penso eu.
.
Sociólogos e educadores apontam para a necessidade de o ser humano passar por um processo de socialização, educação, para adquirir as capacidades para conviver socialmente. Esta concepção, grosso modo, quer dizer que no “estado de natureza” não estamos preparados, prontos, para desempenhar essa tarefa (viver em sociedade).
.
Assista ao vídeo cujo endereço está aqui disponibilizado - http://www.petatv.com/tvpopup/video.asp?video=fur_farm&Player=wm&speed=med - (feito por fiscais numa fazenda de peles na província de Hebei, na China) que me foi repassado pela professora FANCA – preocupada sempre com a estupidez humana –, e vejam de que o homem é capaz.
.
Quando disse, quanto às vilezas, que eu não discutiria os motivos, digo agora, com este vídeo, que os motivos que levam um ser humano a agir de tal modo bárbaro podem ser discutidos, sim. Só que não o farei aqui e agora. Mas vale perguntar: será a sanha pelo lucro? O objetivo do lucro não se havia estabelecido ainda no estado de natureza.
.
Porém as condições materiais que se depreendem do lugar podem ensejar uma tal justificação pela sobrevivência. Mesmo assim, com a miséria sendo denunciada até pelo calçado do bárbaro que aparece no vídeo, a forma como age remete muito mais a uma patologia (pela satisfação demonstrada) do que o objetivo do lucro. Há sadismo.
.
Há formas menos cruéis de utilizarmos os recursos disponíveis na natureza em nosso benefício. Certamente a do vídeo depõe contra a pretensa bondade natural colocada em nós por um Deus maravilhoso, como defende ROUSSEAU. Entretanto ele também diz que o dever de agir corretamente nos remete à bondade original que foi corrompida pelos desejos individuais que podem resultar nessa selvageria.
.
Será que essa selvageria (?) – ROUSSEAU disse que o selvagem seria bom – “nos torna tão ferozes, tão terríveis quanto o espetáculo que contemplamos”, (MAQUIAVEL)?
.
.

2 comentários:

Unknown disse...

Não pensei que pudesse acontecer algo tão selvagem nesse mundo...é muita maldade com nossos animais. Fico imaginando o que um monstro desse não faria com um ser humano, estou chocada, não consegui assitir tudo, pois as lagrimas não me deixaram. Um grande abraço pra você Jair, bjos!!!

Anônimo disse...

GOSTARIA QUE VC ESCREVE ALGUMA COISA SOBRE A QUELA REPORTE QUE QUIS DEIXAR NO ALTA ESTIMA BAIXA.
OLHA O NOME DA FERA DADÁ COELHO FOLHA DO CHICO DA CARROCERIA.