LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

terça-feira, 13 de outubro de 2009

POLÍTICO-PIRULITO - II.

.
.
.
O verdadeiro palhaço Carrapeta fazendo caridade e a alegria das crianças carentes de Floriano há muitas décadas. Foto do portal www.reporteramarelinho.com.br
.
.
O prefeito JOREL tem uma semântica fundacionista retrógrada. Parece nome de doença. Mas não é. O que quero dizer é que ele faz política a partir das ideias mais atrasadas que herdou no seu aprendizado político. A gente pode conviver com ideias retrógradas e rejeitá-las, mas ele as incorporou fielmente. Bom discípulo.
.
Ontem ele desfilou por algumas ruas da cidade em cima de um carro jogando pirulitos para as pessoas plagiando horrendamente o palhaço Carrapeta que todo dia 12/10 faz a festa das crianças carentes distribuindo bombons e picolés há várias décadas.
.
A semântica de JOREL é repleta de analogias perversas, perseguidoras, discriminantes, aterrorizadoras, cruéis. Por quê? JOREL pretende eleger-se, ou ao irmão (aquele do caso do “roubo” do boneco Jorel Buracão, denunciado na TV, e que ontem dirigia o carro para o prefeito jogar os pirulitos), deputado estadual. E para isso ele vê os eleitores como um bando de desinformados, inconsequentes e sujeitos a se deixar ludibriar com pirulitos.
.
A analogia cruel que ele quis passar com a “palhaçada” de ontem foi dizer que grande parcela dos eleitores de Floriano não muda nunca a sua natureza, os seus hábitos equivocados de se deixar envolver eternamente por políticos da estirpe dele. Que basta dá alguma coisinha que ele vai ter o voto do eleitor. Que isto nunca vai mudar. Que faz parte da “genética” do eleitor. Pois ele aprendeu a fazer política assim e não vai ser agora que vai mudar. Tomem pirulitos.
.
Mas JOREL está paralisado no tempo, e num tempo retrógrado. O cidadão florianense, recentemente, o classificou como o 4º pior prefeito do Piauí (Instituto Data AZ). Isto mostra que o cidadão está mudando seus hábitos políticos (mesmo aos poucos) e deseja mudar seu vocabulário (“só voto se me pagar”; “não dou voto perdido”; “todo político é igual”...) para um vocabulário que o permita uma vida melhor, digna (honestidade; responsabilidade; competência; conhecimento qualificado; desenvolvimento).
.
O que pretendo ao contar essas histórias é mostrar quanto mal esse tipo de político-pirulito faz a toda população quando os eleitores os elegem. É claro que é uma ação planejada, esta minha, pois com essas histórias pretendo juntar todas as “mentes atentas” e desejosas de uma Floriano melhor rumo a um futuro maravilhoso para toda a cidade, e livre de políticos-pirulito, como JOREL.
.
A semântica cruel e imutável dos hábitos dos eleitores que JOREL assimilou de seus professores nega a realidade humana proposta por LOCKE, e também as visões de MARX e RORTY sobre o poder que as pessoas têm de mudar o mundo e construírem a verdade num diálogo bem intencionado (respectivamente). JOREL-Pirulito não é fraco, não.
.
Ele coloca o eleitor na boca e só o retira depois de engolir todas as suas potencialidades. E depois sai correndo e feliz feito uma criança carente enganada. Hoje tem marmelada?...
.
.

Nenhum comentário: