LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

SOU UMA QUASE MOSCA.

.
. .
Hora apropriada para decidir se a mosca tem muito de homem, ou se o homem tem muito de mosca.
.
.
"A vida existe apenas por existir". (DAVID ATTENBOROUGH, Naturalista e Antropólogo inglês).
.
"A vida simplesmente deseja ser. Mas em geral não deseja ser muita coisa". (BILL BRYSON, escritor e jornalista americano). A sequência de citações a seguir foram retiradas, resumidas do livro: "Uma breve história de quase tudo" de BILL BRYSON.
.
"O Projeto Genoma Humano revelou que existem entre 35 a 40 mil genes no ser humano - quase o mesmo número encontrado na RELVA" (grama). "Cerca de 60% dos genes humanos são iguais aos da mosca-da-fruta". "Cerca de 90% têm algum nível de correlação com os dos ratos". "Chegamos a possuir os mesmos genes para produzir uma cauda, só que estão inativos".
.
"Os pesquisadores descobriram que, qualquer que fosse o organismo em que estivessem trabalhando - de vermes nematódeos (lombrigas) a seres humanos - estavam estudando muitas vezes essencialmente os mesmos genes."
.
"A maior parte de nosso DNA, predominantemente, não se dedica a nós seres humanos, mas a ele mesmo: nós somos uma máquina de reproduzi-lo, e não o contrário". "A vida simplesmente deseja ser, e o DNA é o que permite isso". "Quase metade dos genes humanos não fazem outra coisa senão reproduzir-se". "Todos os organismo são, em certo sentido, escravos de seus genes. Por isso vários animais estão dispostos a morrer no processo de acasamento". "O desejo de procriar, de dispersar os próprios genes, é o impulso mais poderosos da natureza. Então o sexo não passa de um mecanismo de recompensa para nos encorajar a transmitir nosso material genético".
.
"Os seres humanos são enquadrados na família Hominidae. Seus membros, tradicionalmente denominados himinídeos, incluem quaisquer seres (inclusive extintos) mais próximos de nós do que de quaisquer chimpanzés sobreviventes. Os macacos são agrupados numa família chamada Pongidae".
.
"Nós somos 98,4% iguais a um chimpazé moderno, geneticamente falando. Há mais diferença entre uma zebra e um cavalo, entre um golfinho e um boto do que entre um ser humano e um macaco desses".
.
Sábado (01/08) fui convidado para uma festa de formatura, aliás como disse em postagem anterior. Foi maravilhosa. Impecável. Particularmente não tenho nada a acrescentar ao sucesso que foi. Saí de lá as sete da manhã do domingo (eita). Mas vi tanta gente querendo ser muita m... Tanta gente demonstrando ser o que não é. Muita gente parecendo que é. E eu ficava olhando com esses meus olhos de coruja e pensando: lá vai uma quase mosca-da-fruta pensando que é uma rainha. Lá vai um quase rato pensando ser um rei. E aquele quase pedaço de grama que quase não pisa no chão.
.
Na verdade não suportamos o que somos (uns nem sabem que são) e criamos um mundo à parte, um mundo de idealizações e soberba. Dá nisso.
.
Outro aspecto sobre as citações acima é que se nós agimos determinados pelos genes (determinismo genético, uma crença que vem desde o final do século XIX), então aquele cara que saiu com uma amante e chega em casa lá pelas tantas da madrugada já deve preparar a resposta para a esposa ciumenta: querida, a culpa não foi minha, eu nem queria ir, mas meus genes me obrigaram. Tive que obdecê-los e reproduzí-los.
.
.
.

Nenhum comentário: