LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sexta-feira, 5 de junho de 2009

SOFISTA: SENTIDO ORIGINÁRIO E PEJORATIVO - II.

.
.
.
Homem Vitruviano (desenho de LEONARDO DA VINCI) que pode representar a ideia de PROTÁGORAS: "o homem é a medida de todas as coisas".
.
.
Mas esses pensadores e a palavra ficaram mais conhecidos pela versão pejorativa que lhes deram SÓCRATES, XENOFONTES, PLATÃO. Sofista, a partir deles, eram aqueles “que não tinham amor pela sabedoria nem respeito pela verdade, já que defendiam qualquer idéia, se isso fosse vantajoso. ...pois faziam o erro e a mentira valer tanto quanto a verdade”, como nos atesta CHAUI (2003, p.41).
.
Sofisma passou a ser um raciocínio deliberadamente enganoso com o objetivo de nos levar a falsas conclusões, a erros.
.
Recentemente o prefeito JOREL deu uma entrevista ao portal
www.piauinoticias.com explicando as causas, os motivos que o levaram a abandonar todas a obras iniciadas em sua gestão no período eleitoral do ano passado e de todas que também anteriormente foram abandonadas.
.
JOREL mudou o discurso, agora os motivos saíram do âmbito do divino e da natureza para o âmbito racional, cultural. JOREL deve ser parcialmente parabenizado. As desculpas para o lixo nas ruas, os incontáveis e intoleráveis buracos, o mato que toma de conta de toda a cidade e as obras abandonadas são justificadas, agora, pela crise sistêmica no neoliberalismo.
.
Ele não disse que é tudo culpa de Deus e das chuvas, mas da crise que ele, equivocadamente, chama de financeira, apenas. Sistêmica vem de sistema que tem a sua origem etimológica na língua grega e quer dizer “um todo cujas partes estão ligadas por relações de concordância interna”, segundo CHAUI (2003, p.21). Que quer dizer também que todas as partes que compõem o todo do modo de produção capitalista estão interligadas e que todas as partes são as origens verdadeiras da crise, e não apenas a parte financeira. Mas vamos relevar, não é?
.
Ele trouxe as explicações ao âmbito correto. Antes a culpa era de Deus e das chuvas e até seus filhotes ideológicos andam repetindo feitos papagaios o discurso que JOREL agora abandonou. Mas os parabéns devem ser apenas por isso, por ter trazido ao mundo dos homens a explicação do seu descaso.
.
Mesmo fazendo isso ele não foi verdadeiro ao explicar as verdadeiras causas para o abandono das obras porque a tal crise começou no final do ano passado no mundo neoliberal, e no Brasil só veio a causar estragos após o primeiro bimestre deste ano.
.
Como as obras públicas só são iniciadas após estudos financeiros, contábeis, programáticos... E as obras foram iniciadas no primeiro semestre de 2008 (período que antecedeu as eleições municipais), então, de duas, uma: ou JOREL é um grande economista que previra a tal crise muito antes de todo o mundo, ou ele administra a nossa cidade na base do improviso.
.
Só se inicia uma obra pública com verbas já asseguradas para terminá-las. Se as iniciou é porque havia dinheiro. E por que nunca as termina? Dizer que é porque o FPM diminuiu é um sofisma. Essas obras tinham verbas destinadas e prazo para entrega estabelecido nas placas (todas elas) que seria no início do segundo semestre de 2008 (após a eleição).
.
Cadê o dinheiro? Não comeu? Então, é incompetência mesmo? Ou é puro descaso? Essa desculpa da crise é melhor do que a anterior, mas ela já foi bastante usada no mundo todo para justificar todo tipo de coisa e só agora JOREL começou a usá-la. Pelo menos agora JOREL vai deixar Deus de fora de suas enroladas.
.
.
.

Nenhum comentário: