LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

terça-feira, 30 de junho de 2009

PIADA OFICIAL.

.
.
.
Ilustração da realidade que é muito parecida com a nossa. Outro dia, no Instituto Federal localizado no bairro Meladão, local de maior ocorrência do fato, havia uma fumaça incrívelmente espessa pairando no ar e nos pulmões indiscrinadamente. O que esses dois estão fazendo aí na foto, segundo uma autoridade local, tem função social, estando assim justificada.
.
.
Num encontro recente com autoridades da área de Biologia e meio ambiente na UESPI - Floriano um grupo de estudantes perguntou ao responsável municipal por essa área se a prefeitura não iria tomar providência em relação às caieiras que existem quase no centro da cidade. Ele por não saber, ou por não querer se posicionar verdadeiramente sobre a questão, disse apenas que "as caieiras e as pessoas que as fazem têm uma função social."
.
Um colega (que me contou isto tudo) me disse que só entendeu a resposta da autoridade depois. Segundo esse colega a função social das caieiras existe e é bem concreta. É uma função direta e indireta, e a que se destaca mais financeiramente (e aí se sustenta a defesa da autoridade) é a indireta, porque a direta não justifica tanta destruição da natureza quanto da saúde das pessoas. O saco de carvão custa cerca de R$ 5,00. Então, é necessário, para se justificar financeiramente o retorno direto, a destruição indiscriminada da natureza.
.
Mas, segundo esse meu colega, o objeto da defesa da autoridade é a função social indireta. Explicou ele: "se as caieiras forem fomentadas - como deseja explícitamente a autoridade - as pessoas adoecerão em maior quantidade de doenças e com maior abrangência. As consequências serão uma corrida desenfreada às clínicas, aos médicos, aos hospitais, às farmácias... Talvez esteja aí, segundo esse meu colega, as razões de uma resposta tão fora de propósito da autoridade aqui referida." E ele concluiu: "ou a autoridade não sabe nada sobre a questão, e aí a sua condição de autoridade técnica não se sustenta, ou realmente ele é um fervoroso maquiavélico (acrescento que é no sentido vulgar)".
.
São as autoridades sem autoridade nas áreas que irão atuar. A 'autoridade' decorre da formação técnica e cientítica de alguém em determinada área e não pelo grau de parentesco ou simpatia com o mandatário de plantão. Alguns secretários têm a formação e a competência adequadas, mas a maioria... Neste quesito Floriano está de mal a pior. Em breve vou demonstrar argumentativamente alguns dos critérios adotados para a nomeação desse tipo de autoridade.
.
.
.