LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quinta-feira, 4 de junho de 2009

JOSÉ HENRIQUE FEITOSA PEREIRA.

.
.
.
Foto do Professor Ph.D. JOSÉ HENRIQUE na sala de coordenação do curso de Pós-Graduação da UnB em Brasília.
.
.
Dia 09 deste mês completará 09 anos de morte de um grande piauiense e amigo, JOSÉ HENRIQUE. Lembro quando fui estudar em Fortaleza em 1978 o conheci quando, logo em seguida, fui morar no conhecido prédio de apartamentos chamado "Treme-Treme", onde ele já residia desde que tinha fazer vestibular em meados da década de 1970. Ele já estava terminando o curso de Engenharia Civil na UFC e eu estava iniciando o Ensino Médio.
.
Sempre de bom humor JOSÉ HENRIQUE não deixava escapar uma oportunidade de tirar sarro com ninguém. Praticamos poucas e boas. Lembro claramente que naqueles anos nós tínhamos que passar o mês com a mesada enviada pelos pais. Quando a gente exagerava nos gastos com coisas desnecessárias aí tinha que se virar com o que restava. Juntos fazíamos uma "vaquinha" para comprar o café, o almoço e o jantar nos domingos. São tantas as histórias que dariam um livro. Qualquer dia conto outras aqui.
.
Durante a semana a gente fazia as refeições numa pensão próxima ao prédio, ele fazia no R.U. da UFC. Mas no domingo todo mundo ficava na mão. A pensão não funcionava. O R.U. fechado, partíamos para o improviso sempre cheio de surpresas e muita chacota. Certo domingo daqueles anos, (1978-1980), combinamos de encontrar um jeito de fazer um lanche à tarde. Pegamos um providencial pacote de ki-suco de morango do AIRTON (meu irmão) e fomos comprar pão sovado na padaria que ficava próximo ao prédio.
.
Todo mundo municiado de um copo de ki-suco e pão sovado e comentando o aperreio gastronômico. JOSÉ HENRIQUE tomou seu suco e pediu para dá uma molhadinha no pão dele no meu copo de ki-suco de morango. Prestativamente permiti. Ele meteu a metade do pão no meu copo e quando tirou só restou o açúcar. Todo mundo sorriu da minha cara e ele, gozador como sempre, sorria incontidamente me chamando de matuto do Piauí.
.
JOSÉ HENRIQUE se formou em 1980 e dois anos depois foi fazer mestrado na UFRJ. Depois fez Doutorado em Civil Engineering na Universidade de Saskatchewan, UOFS, Canadá (1992-1996). Em 2001 fez o Pós-Doutorado na mesma Universidade no Canadá.
.
Trabalhava na UnB e era Chefe do Departamento de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Orientou vários trabalhos de mestrado naquela instituição. Morreu de Leucemia. Irremediável. Foram apenas poucos meses desde a detecção da terrível doença até a sua morte. Os amigos, colegas e alunos da UnB ficaram profundamente consternados. Hoje existe na UnB um prêmio de pesquisa com seu nome dedicado àqueles que fizerem algum trabalho de pesquisa relevante na área. Está honrosamente nos registros históricos e na própria história da UnB e da Engenharia Civil do Brasil (referências ao seu trabalho intelectual são feitas nacional e internacionalmente).
.
Esse cara nasceu em Teresina e cresceu na Piçarra. Na última vez que nos vimos eu tinha ido à casa de D. TERESINHA (mãe dele) quando fui a Teresina. Conversamos e brincamos um com o outro, na mesma medida. Então, ele começou a falar sério quando me perguntou se eu não iria dá um jeito na minha vida. Porque, para ele, a gente tinha que ser sempre mais do que éramos. Fiquei calado, mas este silêncio foi ensurdecedor.
.
JOSÉ HENRIQUE FEITOSA PEREIRA (18/01/1958-09/06/2003), parente, amigo, colega, uma personalidade ímpar e muito bem humorada. É (não é porque morreu que deixou de ser) irmão de EDVALDO FEITOSA PEREIRA professor Msc. Engenharia Mecânica do IFPI - Teresina. JOSÉ HENRIQUE, um dos homens mais inteligentes que este Piauí já criou.
.
.

5 comentários:

Vilani Vasconcelos disse...

Gosto bastate desse tipo de história.Amei o recado dele.

Unknown disse...

Eu o conheci. Humilde, prestativo, sempre de bom humor, inteligente, pensamentos rápidos. Lembro do nosso futebol e das brincadeiras - sempre de bom gosto. Deixou saudades.

Priscylla C.M.Pereira disse...

Olá, sou a primeira sobrinha dessa cara maravilhoso que agora esta na companhia de Deus. Sempre me lembro dele,e o coloco em minhas orações, alias tanto ele, como o meu tio Carlos Alberto, que também esta na companhia de Deus.
Só tenho a dizer que tenho orgulho de ter tios maravilhosos, incriveis, e que sempre irei admirar.
Tio Zé Henrique deixou saudades, mas sei que, ele esta bem,que a vida continua la do outro lado.E gente pensem em um cara INCRIVEL, ADMIRAVEL , E SIMPLES.Realmente uma pessoa ÍMPAR.

Priscylla C.M.Pereira disse...

Olá, sou a primeira sobrinha dessa cara maravilhoso que agora esta na companhia de Deus. Sempre me lembro dele,e o coloco em minhas orações, alias tanto ele, como o meu tio Carlos Alberto, que também esta na companhia de Deus.
Só tenho a dizer que tenho orgulho de ter tios maravilhosos, incriveis, e que sempre irei admirar.
Tio Zé Henrique deixou saudades, mas sei que, ele esta bem,que a vida continua la do outro lado.E gente pensem em um cara INCRIVEL, ADMIRAVEL , E SIMPLES.Realmente uma pessoa ÍMPAR.

Vivianne Cardoso disse...

Ele foi meu professor-amigo..meu amigo-professor..se hoje sou geotécnica, grande parte devo à ele..grande pessoa..alma nobre..sotaque inconfundível...quantas vezes sentava-se junto a mim e a alguns colegas no meio fio em frente ao estacionamento do SG12 para tirar dúvidas minutos antes das provas de solos!! Ahh...Grande jogador de futebol!!! Saudades grandes!