LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sábado, 23 de maio de 2009

O “ROUBO” DO BONECO “JOEL BURACÃO”.

.
.
.
Imagem ilustrativa do boneco "Joel Buracão".
.
.
É inevitável que falemos aqui do “roubo” do boneco “Joel Buracão”. No bairro Irapuá II moradores organizaram um protesto contra o completo descaso do prefeito com a nossa cidade. Influenciados por um movimento que já corre o país inteiro, o protesto bem humorado contra os administradores relapsos, os moradores fizeram um boneco aos moldes do “Zé Buracão” nacional.
.
Na Avenida Dirceu Arcoverde que vai do balão do Posto Trevo à Beira Rio há um buraco só. Em quase cinco anos na prefeitura JOEL nunca teve a hombridade de sanear o problema. Passo por este trajeto todos os dias e sei o quanto é difícil completá-lo.
.
Os moradores já desesperançados colocaram o boneco “Joel Buracão” lá sentado numa cadeira e com uma vara de pescar na mão logo cedo no dia de ontem. Um irmão do prefeito foi informado por um jornalista (segundo fonte que agora preservo) que o boneco estava lá. O elemento tosco, brutalizado e mal-humorado mandou, em seguida, um carro que serve à prefeitura subtrair o boneco.
.
Levaram-no à garagem da prefeitura. O jornalista CHAGAS RABELO da TV Alvorada foi chamado para registrar o ocorrido. Chegando lá entrevistou os organizadores do protesto que disseram ter sido o irmão do prefeito o autor do delito. O jornalista, então, foi à garagem da prefeitura averiguar.
.
Quando chegou ele disse que viu o boneco dentro da garagem. Pediu que chamassem o irmão do prefeito para entrevista, mas o mesmo se acovardou e mandou dizer que não estava lá. Em seguida fecharam as portas da garagem. Mas o jornalista esperou mais um pouco e quando abriram de novo a porta da garagem o boneco não mais se encontrava lá. Sumiu. Evaporou. Subtraíram o subtraído.
.
Subtrair, apropriar, sequestrar algo ou alguma coisa de outrem sem a concordância deste. Assim os dicionários significam a palavra roubo. Os donos do boneco disseram que se o boneco não for devolvido eles farão outro e o colocarão no centro da cidade. Pois senhores, tratem logo de confeccioná-lo, pois o elemento que o subtraiu não o devolverá porque se fizer declarará à toda cidade ser ele o autor do delito.
.
Este ato vergonhoso, desmoralizante só revela a incapacidade e a incompetência dessa trupe para o exercício do poder. Prefeitos de várias cidades do país já se deixaram fotografar ao lado do “João Buracão” numa demonstração de espírito democrático e bom humor, além de assumirem que não foram competentes para solucionar o problema reivindicado pelo protesto. Mas aqui em Floriano os pretensos “coronéis” querem impedir o povo de reclamar da má gestão do prefeito.
.
O roubo do boneco abriu as porteiras da desmoralização. O prefeito perdeu de vez qualquer garantia de respeito pela liturgia do cargo porque “quando uma ação não é comandada pela vontade de obedecer a lei, não é autônoma, logo não é moral”. E acrescento, é ilegal e imoral.
.
“Joel Buracão”, o boneco que mostrou de vez a face oculta do governo JOEL e o desmoralizou diante da população. O que era para ser apenas um protesto justo e bem humorado se tornou um escândalo moral. Mas para mim, particularmente, o roubo do boneco foi apenas mais um ato de desdobramento do primeiro dia de governo dessa trupe.
.
.
.

5 comentários:

Unknown disse...

Olá,
Sempre gostei de seus artigos são objetivos com um ar irônico e sagaz,Floriano precisa de pessoas que abram os olhos,o povo é cego mesmo,eu ainda não tinha visitado seu blog,mas prometo que irei encomôda-los mais vezes.
Tchal e até mais.
Antoionne Arrais

Francimario Feitosa, biólogo, Manaus, Am. disse...

Subtrair o subtraído. Algo que a priori "parece" não ser criminoso acabou sendo imoral. A "trupe" mencionada inclui, sobremaneira, pessoas inertes e incompetentes que ali adentraram pelo famoso cabide de emprego. Prefeitura não é empresa privada. Que pena, é lamentável.

Anônimo disse...

E QUANDO ESSA REPORTAGEM ESTIVER PASSANDO NO FANTASTICO E O JOEL ASSITIDO DIA DE DOMINGO ELE PROCSSAR A GLOBO O QUE VERGONHOSO E PRA SER MOSTRADO JOEL

Unknown disse...

meu amigo,voce e muito inteligente,estou tento aoportunide de ler seu blog e estou adorando,parabens fico orgulhosa de ter um amigo tao inteligente,parabens sao otimos,beijao

Unknown disse...

OI...

Parabéns Professor... Você é simplesmente o máximo.
Adoro a sua coragem de dizer o que pensa...O artigo está ótimo...

Beijos... E até mais