LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sexta-feira, 15 de maio de 2009

NOTÍCIAS SOBRE O PARNAÍBA.

.
.
.
.
Reproduzo reportagem do portal www.cidadeverde.com sobre o comportamento do rio Parnaíba nesse período de muitas chuvas e enchentes para termos informações. "Saber para prever a fim de prover" como disse AUGUSTO COMTE.
.
.
Enquanto o volume do rio Poti chegou a diminuir mais um metro no último sábado, o rio Parnaíba não para de subir. O último relatório divulgado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Chesf - neste domingo (10) confirma as previsões de que o nível em Teresina deve ficar 15 centímetros abaixo da cota de restrição que, se atingida, significaria o alagamento da avenida Maranhão, no Centro da cidade.
.
Para completar, o volume de água na barragem Boa Esperança não cede, mesmo com todas as comportas abertas. No sábado, a vazão que chegava no reservatório era de 1.631 metros cúbicos por segundo, número que passou para 1.718 m³/s. Mesmo liberando 1.800 m³/s durante todo o dia, a Chesf não conseguiu fazer com que a capacidade do reservatório ficasse abaixo de 98%, o que indica que a vazão liberada deve continuar alta nas próximas horas.
.
"Ao longo dos 40 anos de trabalho da Chesf, não temos histórico de em pleno mês de maio estarmos com uma vazão tão alta como essa. E continua chovendo bastante em Ribeiro Gonçalves, Benedito Leite/MA, Alto Parnaíba/MA. É uma situação atípica", disse o gerente regional de operação da Chesf, AIRTON FEITOSA, que espera ver confirmada a previsão do tempo. "Há indicativo de chuva durante a semana, mas com intensidade reduzida", afirmou.
.
Às 11h30min de hoje, o rio Parnaíba atingiu a cota de 6,41m em Teresina, sendo 6,7m a prevista para ainda hoje e 6,85m a de restrição. Na prática, se mantida a vazão liberada em Boa Esperança, não há previsão desse nível diminuir nos próximos dias, e o risco de uma nova enchente na capital se dá em caso de aumento do volume dos afluentes após a barragem, o que torna a situação preocupante no baixo Parnaíba, que ainda recebe muita água do Poti e Longá.
.
A notícia positiva vem de outros afluentes do Parnaíba após a barragem. A vazão dos rios Canindé e Gurguéia, sobre os quais a Chesf não tem controle, continuam a baixar. O primeiro, em Francisco Aires, baixou meio metro em seu nível somente ontem. O segundo, em Jerumenha, chegou a subir 40cm, mas começou a perder volume no mesmo dia, e não dá indícios de que contribuirá de forma significativa para o volume do Velho Monge.
.
FÁBIO LIMA.
.
.

Nenhum comentário: