LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

segunda-feira, 4 de maio de 2009

DIRETO DA FOLHA ONLINE.

.
.
.
Foto de GILBERTO DIMENSTEIN, jornalista, escritor, sociólogo e escreve na Folha Online.
.
.
01/05/2009
.
A PIOR NOTÍCIA DE SERRA
.
O aumento da criminalidade em São Paulo --e, especialmente o recorde do número de roubos e maior incidência de latrocínios-- é a pior notícia de toda a gestão do governo Serra.
.
A notícia é muito pior do que os indigentes indicadores revelados, há duas semanas, das escolas estaduais, que não demonstraram evolução, mas também não pioraram.
.
Não só parou de cair, mas como subiu a taxa de homicídios, depois de uma queda desde 1999. O governo explica que uma das razões pode ser a crise econômica, que aumentou o desemprego. Até agora, porém, a explicação oficial para a redução da violência era a eficiência policial --o que eu sempre questionei, por ver que existiam também ações comunidade, influências demográficas e ampliação da escolaridade.
.
Nesse momento em que a curva muda, o problema, na visão do governo estadual, é mais externo do que interno. Pode, em parte, ser verdade. Mas não cola.
.
Se não mudar rapidamente esses números, Serra deixará o governo, arranhando uma das maiores conquistas sociais não só de São Paulo, mas também do Brasil --a redução da violência. E será não por uma questão econômica, mas de gestão.
.
Por: GILBERTO DIMENSTEIN
.
.
Minha posição:
.
Vale observar que a imprensa de um modo geral está criando um escudo em torno do governador SERRA, pois é de interesse dela que o mesmo chegue ao pleito de 2010 sem máculas que possam prejudicá-lo. Basta ver como a imprensa se comportou em relação aos últimos fatos graves envolvendo a polícia de São Paulo. Greve, denúncias de corrupção envolvendo até secretários... e não tocaram no nome de SERRA. Por que será? Quando se fala da polícia do Pará, a governadora é posta na berlinda, justamente. Mas o mesmo não acontece com SERRA.
.
Isto é 2010. Istó é a imprensa dizendo de que lado estará na campanha. São interesses de classe e particulares se sobrepondo aos interesses coletivos.
.
.

Nenhum comentário: