LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sábado, 18 de abril de 2009

CARISMA OU RECONHECIMENTO? - III.

.
.
.
SERRA (Chaves) e FHC (Quico), com uma dupla dessas ninguém aguenta de tanto rir (das palhaçadas, é claro).
.
.
Um amigo, de longe, com quem conversei ao telefone fez o papel de advogado do diabo, lógico, defendendo FHC. Disse que ele teve um grande mérito que ninguém pode tirar. Ele regulou e estabilizou a economia e que isso teria grande importância para todos indistintamente.
.
Mas ninguém nega isto. O que discuto é se isto foi feito para atender aos desejos dos pobres. Na verdade ele completou o processo de implantação do ideário neoliberal iniciado por COLLOR. E a que interesses e desejos atendem o ideário neoliberal? Os pobres só se beneficiam porque estamos no mesmo barco. A diferença é que o que sobra das mesas dos restaurantes e cabines desse barco é enviado para o porão, onde ficam os pobres. Foi desse modo que o neoliberalismo em todo o mundo, nestas últimas décadas, tirou milhões de pessoas do estado de miséria. Mas a atual crise sistêmica tem recolocado parte deles lá onde o sistema resguarda as suas posições.
.
LULA assumiu esse ideário político–econômico e conseguiu ser eleito. As mesmas receitas econômicas foram mantidas. O sentido político desse receituário é que é diferente com ele. Com LULA os pobres ao menos tem do que gostar em sua política além do feijão com arroz de FHC (o controle da inflação, a geração de algum emprego, estabilização econômica...)
.
P.S.: O neofascista DIOGO MAINARDI é defensor do ideário do PSDB e do DEM. Outro dia ele escreveu condenando a decisão do governo LULA de reduzir o IPI do cimento porque isso permitiria aos pobres comprar mais cimento e construir as suas moradias. Como ele justificou a sua insatisfação? Alegando que essas moradias em favelas ajudariam a esconder os traficantes. Ora bolas, quem sustenta os traficantes com armas e dinheiro? Pobre não tem dinheiro para comprar cocaína. É o ideário do PSDB e do DEM em forma de delírio e falta de convivência democrática e civilizada.
.
Na verdade ele não suporta a ideia que um pobre se beneficie economicamente de alguma coisa. Por qual motivo ele não reclama da diminuição do IPI dos carros?
.
.

Nenhum comentário: