LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quarta-feira, 22 de abril de 2009

BANCO DO BRASIL PRIVATIZADO.

.
.
.
MAILSON, economista neoliberal e SERRA, o exterminador do futuro dos brasileiros.
.
.
Foi publicado na revista Veja desta semana um texto do ex-ministro da Fazenda do Brasil chamado "É hora de privatizar o Banco do Brasil?". Como ele é colunista da revista, então recebe salário para divulgar as ideias que fazem parte de um receituário político defendido pelo dono da publicação.
.
MAILSON FERREIRA DA NÓBREGA nasceu na Paraíba em 1942. Ex-funcionário do Banco do Brasil onde entrou por concurso em 1963. Formou-se em Economia e desde então exerce essa atividade. Aposentou-se pelo BB onde exerceu vários cargos em vários níveis.
.
Como defensor do ideário neoliberal diz hoje que o BB deve ser privatizado. Não antes de garantir a sua aposentadoria, é claro, pois ninguém é de ferro. No texto em questão ele diz que a história do BB é cheia de circunstâncias em que a sua atuação no mercado foi pontuada por altos e baixos do mercado. Nos momentos em que o mercado necessitou da intervenção do banco ele sempre foi útil e necessário à economia nos moldes em que ele é constituído, ou seja, como um banco estatal.
.
Como o ideário neoliberal prega que o estado não pode interferir nas relações de mercado, atuar na economia, então nada mais coerente que ele defenda a sua privatização. Para quê BB estatal se ele pode ser privatizado e entregue aos amigos bilionários que vivem das benesses do estado (os banqueiros)? Desse ponto de vista não faz sentido um banco estatal se o mercado pode agir nessa área por conta prórpria.
.
Do ponto de vista desse ideário o estado só faz sentido como um ente atuante na economia quando o mercado não consegue se auto-gerir. Como está acontecendo agora em escala mundial, com a crise loira e de olhos azuis. Fora dessas eternas circunstâncias não faz-se necessário a existência de atividades geridas pelo governo no campo econômico.
.
Ele defende o mesmo ideário do pretenso candidato a presidência em 2010, JOSÉ SERRA (PSDB). SERRA já deu indicativo que o BB deve ser privatizado quando concordou com a mudança do nome do banco há poucos anos para Banco Brasil. Quem não se lembra dos famigerados PDV's? Essa política econômica será posta em prática em todo o país, de novo, pois eles (SERRA e MAILSON) atendem aos interesses das pessoas que realmente se beneficiarão com seus resultados.
.
SERRA já deu a entender que há funcionário público demais no país e que faz parte de suas metas a demissão de funcionários e privatizações de empresas como o BB. No caso de MAILSON ele sabe a receita para todos os problemas que a economia tem enfrentado nos últimos anos no país. Só não explica por que com todo o seu pretenso conhecimento ele não resolveu os problemas que o país enfrentou na época que ele foi ministro da Fazenda.
.
No governo de JOSÉ SARNEY ele exerceu o cargo que tinha a responsabilidade de controlar a economia e a inflação. Pois, no tempo que foi ministro, 1988 a 1990, ajudou e implementou dois planos econômicos, "pacotes", o "Plano Bresser" e "Plano Verão". Não teve competência para implementar medidas corretas e a inflação que compreende o período de 1989 e 1990 foi de 2.751%. Esse é o economista que dá receitas para controlar e corrigir erros da economia.
.
É o mesmo que deseja dá palpites para a privatização do BB. No final de seu texto ele diz que "A saída mais óbvia é a privatização, embora a sociedade ainda não perceba." Preparem-se, se SERRA for presidente viveremos como na época de FHC que chamou os aposentados de "vagabundos", quando ele mesmo se aposentou muito jovem. A mesma época que um funcionário do BB já aposentado fará o que puder para que o banco seja privatizado (entregue aos amigos).
.
.

Um comentário:

leophr disse...

O melhor é privatizar não só Banco do Brasil, mas também pelo menos Infraero, Petrobras, Correios e todas universidades públicas. Você atacar o neoliberalismo é o mesmo que falar que Coréia do Norte é melhor que Coréia do Sul; dizer que há crise de loiros de olhos azúis quer dizer que até parece que as pessoas da França ou Inglaterra, por exemplo, vivem melhor do que no Brasil. O Brasil não tem nenhum índice social melhor ou compatível com o primeiro mundo (que você diz estar em crise). Está errado do jeito que está, muito melhor é privatizar tudo e dar ensino fundamental de qualidade (como os EUA oferecem e de graça).