LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

MOTIVO.

.
Minha esposa se sentiu mal e fomos ao hospital daqui de Floriano. Chegando lá vi muitas barbaridades: uma moça baleada, outra toda ralada em conseqüência de queda de moto, outro todo quebrado também por queda de moto, outra doente por acidente doméstico, outros indo a Teresina para tratamento mais especializado...
.
Minha esposa estava com infecção urinária. Em conseqüência a pressão subiu um pouco. Estava se sentindo mal mesmo. Fomos atendidos dentro dos padrões de um atendimento de dois minutos e tivemos o diagnóstico prescrito numa receita.
.
A ela foi prescrito um remédio para baixar a pressão arterial e uma injeção para diminuir a dor decorrente da infecção. Ao sairmos da sala disse que ela não iria tomar a injeção, apenas o remédio para a pressão. Apenas um foi prescrito. O bicho é tão forte que só um basta.
.
No outro dia como tudo havia continuado como dantes, e mais os efeitos colaterais do remédio, tivemos que ir a Teresina. O médico que a atendeu lá disse que o que prescreveram para ela em Floriano foi um erro inadimissível para alguém que se formou em medicina. O problema da alteração na pressão era conseqüência da infecção. E que nunca se poderia prescrever um remédio como o que foi prescrito para ela naquelas circunstâncias.
.
O médico foi enfático. Muito claro. Se ela tivesse tomado dois comprimidos do remédio teria morrido. Se ela, naquelas circunstâncias, tivesse tomada a injeção, também teria morrido. O remédio é tão forte e extemporâneo para aquela situação que o efeito dura, em média, três dias.
.
Aqui em Floriano têm muitos médicos de altíssimo conhecimento em suas áreas. Vários médicos de Teresina encaminham pacientes para continuar tratamento aqui em virtude de confiar nesses que sabem do ofício e são reconhecidos por eles. É verdade que temos muitos profissionais que têm em sua profissão um caminho para a sua realização como pessoa e como profissional. Muitos são felizes fazendo aquilo que fazem. Por isso fazem bem.
.
Em Floriano presta-se um dos melhores serviços de saúde do estado do Piauí. Os exames laboratoriais realizados aqui, quase a totalidade, coincidem com os de outros lugares com maior referência. Então, temos grandes médicos e ótimos laboratórios. Tanto é verdade que muita gente acorre à nossa cidade para resolver problemas de saúde.
.
Mas infelizmente temos outros tantos que se dedicam à profissão apenas pela questão do status social e financeiro. E a decorrência mais clara disso é o modo como atendem e fazem o que têm de fazer. Com total e absoluta tristeza por não ser um indivíduo realizado como pessoa. Pode até ter realização financeira, mas não é só isso que faz de um profissional, se qual for a profissão, feliz e realizado como ser.
.
Infelizmente esses poucos profissionais da área da medicina que agem dessa maneira irão fazer outras tantas famílias com menos recursos financeiro sofrer os dissabores da ausência de entes queridos. Infelizmente. No nosso caso fomos logo buscar um diagnóstico verdadeiro, completo (não simplesmente pelo acréscimo do acompanhamento dos exames), gentil, humano, competente, em Teresina. Mas, senão, hoje eu seria viúvo. E por um motivo torpe.
.
Ah, não gosto de Teresina porque lá é quente ou não tem praia. Não. Aqui é também quente e não tem praia, mas amo minha cidade. Porém, não gosto de Teresina porque lá não tem muito do que se gostar. É só isso. Não tenho inveja, nem coisas desse tipo, não.
.

Nenhum comentário: