LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

É DE GRAÇA - III.

.
Está se aproximando o período em que se definirá quem será o presidente da câmara de vereadores e os nomes do secretariado do novo mandato do prefeito JOEL (infelizmente para a nossa querida cidade).
.
Mas os homens que diretamente estão envolvidos nesse processo já estão se movimentando. Em municípios menores que circundam a nossa cidade já soube de vereadores que estão vendendo seus votos por algo como R$ 5.000,00. Em Floriano há uma "tradição" de só se resolver esse assunto apenas em cima da hora. É muito interesse, vaidade, prepotência, conchavos, e outras coisinhas mais.
.
Há um vereador eleito que alguns cidadãos apostam no seu nome para a presidência. Perguntado por um amigo se ele estava em campanha, respondeu dizendo que não estava preocupado com isso porque a base do prefeito na câmara conta com oito dos dez vereadores. E que o prefeito já teria lhe prometido que todos votarão nele.
.
Como muitos políticos de Floriano, por experiência, dizem que o prefeito não é homem que cumpre a palavra empenhada, então, é bom que esse vereador coloque as suas barbas de molho. Na última disputa ele teria prometido a presidência à vereadora D'AGUIA, e no final quem assumiu foi o vereador CELSO CAVALCANTE. O prefeito não cumpre nem as promessas de campanha que são feitas em público, quanto mais conversas de bastidores sem testemunhas. Uma forma de resolver isso é os interlocutores gravarem as conversas com ele.
.
Outro vereador que não é "sadio intelectualmente" porque é superlativo em arrogância, imoralidade e prepotência, diz que está no páreo e vai ganhar a peleja.
.
Outro que reinvidica uma tradição da câmara de vereadores em que os mais votados são empossados por unanimidade disse que vai lutar para que a tradição seja mantida para pavimentar o seu caminho rumo a uma candidatura a prefeito em 2012.
.
Esses três se acham os reis da cocada preta e dizem que os outros que também afirmam ser candidatos estão apenas se valorizando. Mas o que significa isso? Ainda não sei exatamente. Mas que tem um significado, tem.
.
Quanto aos secretários podemos ter, segundo comentários, um analfabeto funcional na sercretaria de educação. Esse elemento anda espalhando boatos para ver se seu nome se torna fluente entre os possíveis secretários, porque se seu nome pegar qualquer coisa serve. É só para formalizar a sua permanência na prefeitura. É só uma jogada para burlar as leis.
.
Outro que não tem qualificação nenhuma para a secretaria de saúde anda reverberando que o nome mais indicado é o dele. Imaginar que nesse cenário obscuro um dos melhores nomes para esse posto na cidade pode sair da secretaria.
.
E há os da turma que colocam seus nomes em circulação para ver se comove o prefeito. Coitados, os critérios são outros. Eles sabem, mas apelam já que não têm cacife.
.
Então, quando tudo estiver decidido, resolvido, e algum deles disser que tudo foi o desejo de Deus, isso é mentira. E por dois motivos. 1) as decisões políticas, nos ensinou MAQUIAVEL, são frutos das relações políticas entre os homens que participam do processo. 2) aposto que Deus não se envolveria nessas tramas que envolvem o prefeito JOEL.
.

Um comentário:

JBertran disse...

Professor Jair, muito interessante o blog, Parabéns!