LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

PARADA DA DIVERSIDADE SEXUAL - II.

.
Não vi e nem soube do envolvimento direto da prefeitura de Floriano na promoção da "Parada Gay". Se formos analisar um pouco os motivos de exdrúxula decisão podemos identificar o medo da patrulha e a repressão religiosa.
.
O medo de ser apontado pelos homofóbicos de conivente com as "sem-vergonhices" dos homossexuais. É uma pena que tenhamos uma administração que não tenha compromisso de luta pelos direitos de minorias. O que revela que serve para dá sustenção àqueles que usufruem de uma posição privilegiada, seja qual for a dimensão do privilégio.
.
Um dos irmãos do prefeito é "pastor" evangélico (dizem) e isso pode revelar a falta de coragem do prefeito em ter apoiado ostensivamente o evento. Mas ele promove eventos evangélicos com apoio financeiro da prefeitura. O que não entendo é por que o privilégio para religiões. Por que a prefeitura patrocina eventos religiosos se o estado brasileiro é laico. Estado e Religião foram separados em campos distintos com a fundação do Estado Moderno. Mas o prefeito não respeita as normas e patrocina esse tipo de evento, até incentiva. Veja o arrastão que ele fez à Guia quando de sua reeleição.
.
Felizmente, para o prefeito, os gays de Floriano ainda não estão organizados e conscientes o suficiente para lutar por seus direitos. É uma luta que se inicia, mas que deve resultar numa forma de organização com força política o suficiente para mostrar ao poder público municipal, seja quem for, que a atitude covarde de se eximir poderá custar caro.
.
A cidadania se exercita na luta pelos direitos e o cumprimento dos deveres conscientemente. Sobre isso gostaria de citar LISZT VIEIRA (1998): "A cidadania definida pelos princípios da democracia, constitui-se na construção de espaços sociais de luta (movimentos sociais) e na definição de instituições permanentes para a expressão política (partidos, órgãos públicos), significando necessariamente conquista e consolidação social e política. A cidadania passiva, outorgada pelo estado, se diferencia da cidadania ativa, na qual o cidadão, portador de direitos e deveres, é essencialmente criador de direitos para abrir novos espaços de participação política."
.
É esse o objetivo da "Parada Gay". Abrir espaços lutando pelos direitos. Direito de ser, de viver, de ser respeitado pela opção, de ser incluído na vida social, econômica, cultural, tecnológica, política... A "Parada Gay" não é apenas uma demonstração de graciosidade. É luta mesmo. Se bem que para alguns não passou de divertimento.
.

Nenhum comentário: