LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

SARAU 16.

.
Sábado à noite, 24/10/2008, assiti pela TV Assembléia o programa Sarau 16 apresentado por OCTÁVIO CÉSAR.
.
É um programa que, ao meu ver, tem o objetivo básico de promover a cultura produzida no Piauí e seus produtores ativos. Sábado o apresentador fez uma entrevista com o Professor Doutor ÉLIO FERREIRA. Dando um show de desenvoltura e conhecimento, ÉLIO falou de suas atividades profissionais e culturais.
.
Um dos projetos que mais se destacam é "Roda de Poesia e Tambores". Há oito anos ÉLIO FERREIRA deu início a esse projeto que homenageia poetas, musas, escritores, atores, atrizes, cineastas e músicos. É uma mistura de produção cultural organizada e dirigida pelo poeta florianense, que além de poeta é professor de Literatura, crítico literário...
.
Certa vez ÉLIO FERREIRA fez um convite para apresentarmos nossos poemas lá em Teresina onde se realiza a "Roda". Eu e o poeta MIGUEL VIEIRA fomos os convidados de Floriano para fazermos uma mostra da poesia natal. Viajamos rumo a Teresina numa sexta-feira, o dia de apresentação do projeto.
.
À noite nos dirigimos ao espaço reservado a apresentações culturais do anexo do Teatro 4 de Setembro. As pessoas são convidadas de várias cidades do Piauí para mostrarem seus trabalhos literários e se apresentarem aos demais. Foi uma festa só. Declamamos poesias, fizemos críticas às instituições culturais de nossa cidade que, mesmo naquela época não promoviam nada para ressaltar os/as poetas de Floriano.
.
Imaginem hoje, quando a produção cultural de nossa cidade vem sendo enterrada devagarinho nesses últimos quatro anos. É tão vergonhosa a postura dos responsáveis em relação à poesia que nunca foi promovida nem apresentação quanto mais concursos procurando incentivar a criação e o surgimento de novos poetas. É lamentável, pois toda cidade decente faz seus saraus e concursos. Em Floriano só se detrói as coisas. É ridículo, mas é a administração que temos e, infelizmente, teremos.
.
Ao final de nossa apresentação ainda tivemos o direito de degustar umas cervejas e tira-gosto patrocinados pelo projeto. MIGUEL VIEIRA como é abstêmio ficou no refrigerante, eu e ASSIS, motorista da empreitada, consumimos a nossa cota.
.
ÉLIO FERREIRA um florianense que se destaca cada vez mais nas suas atividades mundo afora nos fez sentir vivos poeticamente. Se não for a ação individual dos poetas em Floriano, ninguém ouve falar de poesia ("O Poeta e o Silêncio"). É de lascar, mas é a política cultural de nossa querida cidade. Querida pelos florianenses, aqueles outros que a detestam estão destruindo-a a cada dia. E a gente fica só olhando.
.

.

Nenhum comentário: