LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sábado, 25 de outubro de 2008

CENTRO DO DESCASO.

.
É absolutamente desconfortante saber que a nossa cidade continuará sendo tratada com total descaso e irresponsabilidade por mais tempo. É triste percorrer as ruas de nossa cidade e perceber que ela está jogada às traças, aos bois, porcos, jumentos, urubus. É desconsolador perceber que o lixo se avoluma a cada dia que que fica para trás as mentiras da campanha eleitoral. Basta olhar ao seu redor.
.
Ruas esburacadas, sem possibilidade de trânsito razoável, porque o padastro, que é o gestor de problemas, não tem compromisso com os verdadeiros florianenses. Mas não estou dizendo que o seu descaso com a cidade tenha a sua raíz no fato de ele não ser de Floriano, mas no caso de não ter o sentimento de pertencimento. Ele não se sente de nossa cidade, por isso a sua gestão irresponsável se expõe até nas obras de recuperação da pavimentação.
.
É tanto serviço porco que dá vergonha de viver aqui. Nós que somos florianenses sentimos vergonha, e ele nos faz sentir envergonhados por não se sentir pertencendo à cidade. Isso uma análise freudiana pode revelar uma baixo auto-estima, mente embebida de preconceito, menosprezo por si, e outras coisitas mais. A sua atitude de descaso tem uma origem que não se mostra em atitudes subliminares. Mas podemos identificar através de seu discurso.
.
O que se diz sobre as coisas pode revelar mais do que aquilo que se faz. Ele nunca disse nos programas eleitorais, ou em qualquer discurso, que se sentia um florianense. Talvez essa insistência de continuar de forma tão incompetente atuando na política seja não apenas para ter um meio de vida fácil (já que não tem profissão), mas de mostrar que por não se sentir pertencendo à cidade pode se vingar dela. E isso, convenhamos, ele faz de forma insuperável. Ninguém faz isso melhor que ele. Até que enfim encontrei algo que ele faz bem, muito bem.
.
Outras pessoas que já administraram essa cidade e não são (foram) naturais dessa cidade agiram de maneira a revelar que se sentiam pertencendo a ela através de discursos e muitas atitudes. Outros tantos acorrem a essa cidade procurando uma oportunidade para melhorar de vida e terminam ajudando no desenvolvimento dela. Outros buscam os serviços que nós fazemos como ninguém e terminam contribuindo com a geração de emprego e renda. Outros vêem aventurar-se e encontram aquilo que pode lhe proporcionar uma vida com o múnimo de dignidade e depois superam os seus próprios sonhos através do trabalho árduo.
.
Mas outros vêem aqui apenas fazer o mal à nossa cidade. Encontram os descaminhos, os atalhos da vida (porque não têm sapatos para seguir no CAMINHO da honestidade e dignidade) e os utilizam apenas com a finalidade de causar constragimento e dessabor aos demais. Mas a democracia nos ensina que devemos com-viver com coisas desse tipo. Podemos não concordar, mas devemos respeitar o fato de existir, porque existem, e muitos.
.

Nenhum comentário: