LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

PLC 122 - IV.

.
Já que comecei mesmo, um domingo desses, pela manhã cedo, estava assistindo ao tal bispo EDIR MACEDO na TV Record. Lá pelas tantas ela se saiu com essa pérola: "Se você não tem bens é porque você não acredita, você tem que ter fé, só a fé pode dar as coisas a você. Só Deus pode fazer você ter as coisas, os bens materais. Se você não tem bens materiais é porque você não está em companhia de Deus. Porque o Pai é bondoso e fiel aos filhos que o amam e o seguem."
.
Então, fiquei pensando, se sou um duro é porque sou agnóstico. Que merda, não sabia que Deus era o intermediário entre a produção e o consumo dos bens produzidos. Sempre pensei que aquilo que estava entre produção e consumo era a distribuição através de prestadores de serviços e lojas especializadas (comércio). Mas não, a teoria explicativa do processo de produção, distribuição e consumo no sistema capitalista está errada, segundo o auto-intitulado bispo.
.
É muita cara de pau, um elemento desses vir a público tentar convencer as pessoas que a posse de bens materiais depende de você desejar e pedir a Deus. Lembrei-me de outro episódio em que um professor (na sala de professores) estava assistindo a um DVD americano em que apareciam várias autoridades (cientistas, pastores, filósofos, economistas) dizendo a mesma ladainha. "Se você desejar muito e verdadeiramente alguma coisa ela será sua, em pouquíssimo espaço de tempo." E passam o resto do DVD repetindo essa lorota de auto-ajuda (essa baboseira amaciadora das injustiças sociais, políticas, econômicas e culturais).
.
Quando o indivíduo passa a pensar que a culpa de não ter as coisas é dele, que o fracasso material é dele, que as coisas não acontecem porque ele não as está desejando verdadeiramente, então ocorre o fenômeno da transferência de responsabilidades. Não é o sistema econômico que privilegia alguns em detrimento dos outros, não. Se existem alguns que têm as coisas em demasia e outros que não têm nada, a culpa é daquele que nada tem, pois não é competente em sua crença, em sua fé para tê-las. Se o sujeito assumi a culpa integral pelo seu fracasso deixa de perceber que aquilo que existe de injusto na sociedade nunca irá ser consertado. Permanecerá, pois na cabeça que a culpa será dele e não daqueles que decidem o que cada um deve possuir (a elite).
.
Esse próprio auto-intitulado bispo já foi pobre. Hoje o homem vive numa casa avaliada em mais de 14 milhões de reais. Tem muros de mais de três metros de altura. Fica lá no litoral de Santos SP. À custa de quê? Da crença de que ele está certo e os outros estão errados e por isso devem fazer o que ele diz. "Dêem-me todo o seu dinheiro para fazer a obra de Deus". E os caras dão mesmo. A obra que ele fez foi uma casa monumental. Taí para que serve essa baboseira de auto-ajuda, para enriquecer quem prega aquelas asneiras.
.
Mas só consegue aquilo o que quer quem tem fé, então porque os seus fiéis, em sua grande maioria, são pobres? Ou todos são ricos? Se são fiéis por que não são ricos? São fiéis e não crêem? É isso?
.

Nenhum comentário: