LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

O PEBLEU E O NOVO RICO.

.
O mesmo amigo provocador perguntou por que coloco as postagens que falam diretamente de assuntos relacionados a atual administração municipal com a cor LARANJA. Poderia ter dito que ele encontraria a resposta facilmente na propaganda eleitoral de hoje do meu candidato a prefeito, GILBERTO JÚNIOR (15). Mas resolvi escrever a resposta, até porque é uma maneira de fazer as pessoas começarem a acessar o meu Blog, claro.
.
O sistema social capitalista que é o nosso sistema social surgiu num momento que traduziu as necessidades dos europeus naquele momento histórico. Os historiadores começam a datação por volta do século XVII, mas outro antecedem o período de surgimento e a colocam até mesmo a partir do século V (PERRY ANDERSON).
.
O modo como os homens faziam para suprir as suas necessidades, a maneira como faziam para gerar aquilo que precisavam para viver, até então, não estava dando conta de tanta necessidades. O sistema de então era o Feudalismo. A geração de riqueza nesse modo de produção era baseda na agricultura. As cidades começavam a ficar cheia de gente em decorrência do aumento populacional provocado pela fuga do campo para a cidade e também o aumento do número de famílias. Essa imigração era baseada na promessa de meios de encontrar riqueza através do emprego nas fábricas e participação no comercío.
.
Ou seja, uma nova maneira de se gerar riqueza estava sendo implatanda na europa. Um novo conceito de produção e distribuição de bens estava sendo engendrado. Era o capitalismo. Foi a salvação de muitas nações do processo de empobrecimento e estagnação econômica. As indústrias começavam a se instalar para substituir a forma artesanal de fabricação dos bens. Muitos empregos estavam sendo gerados. Muita gente que no sistema social anterior era classificado socialmente como plebeu (pertencente à plebe, povo) teve a promessa de se tornar um burguês (burgos, povoados afastados dos feudos), um novo rico.
.
O capitalismo possibilitou a mobilidade social, algo que praticamente não havia no sistema anterior. No feudalismo quem nascia em determinado estamento ou estado social nele permanecia até morrer. Muito dificilmente alguém deixava sua posição social e ascendia socialmente, só em algumas situação excepcionais como por exemplo: uma plebéia casava com um nobre, quando alguém era condecorado com um título de nobreza, quando a igreja buscava alguém para integrar seus quadros.
.
No capitalismo uma pessoa que nasceu numa classe social subalterna pode através de seus esforços, habilidades, competências se tornar rica, enriquecer. Como uma pessoa rica pode ficar pobre pelos mesmos motivos e mais alguns. Mobilidade social ascendente e descendente. Qualquer pessoa pode ficar rica em nossa sociedade. Mas essa mesma sociedade só aceita esse enriquecimento se ele for conseguido através de meios legais e morais. A exceção é a herança e a fortuna oriunda de jogos. No mais quem fica rico através de meios suspeitos, ilícitos, ilegais é classificado como um fora da lei e não um novo rico. Este se classifica assim dentro da regra. Quem quebra a regra é pilantra, bandido, aproveitador, ladrão e outros adjetivos correspondentes.
.
Amanhã termino. Quem assistiu ao programa do meu candidato hoje deve saber mais ou menos de quem estou falando.
.

Nenhum comentário: