LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

domingo, 31 de agosto de 2008

A INDIFERENÇA MATA.

.
Há uma reflexão recorrente entre os textos dos grandes Filósofos. SÓCRATES, por volta do século IV a.C., abordou esse assunto colocando-o como o principal meio para o exercício da moralidade.
.
Ele dizia que só pratica o mal aquele que não conhece o bem. Com essa premissa ele não queria dizer simplesmente, como a maioria pensa, que o ignorante está mais propenso à imoralidade. Com essa premissa ele queria dizer, fundamentalmente, que aquele que não conhece verdadeiramente as coisas, a realidade, aceita como correto aquilo que somente parece como correto. Aceita como moral aquilo que parece moral.
.
SÓCRATES disse que quando conhcemos verdadeiramente, essencialmente, nos tornamos incapazes de optar pelo erro, pela imoralidade. E convocava a todos os atenienses a buscar o conhecimento verdadeiro que é racional.
.
Nesta campanha eleitoral, pelo país inteiro, os eleitores estão sendo convocados a conhecer os candidatos que irão escolher. Estão sendo instados a conhecer o passado e as habilidades e competências dos possíveis escolhidos. Conhecendo-os verdadeiramente terão as condições indispensáveis para fazer a melhor opção.
.
Quando o eleitor imagina que conhece e vota com esse critério (a imaginação) terá feito uma má escolha e terá que esperar quatro anos para revê-la. E nesses quatro anos terá que conviver com as verdadeiras competências do candidato que escolheu sem conhecer: a imoralidade, jogadas escusas, negociatas, venda de favores, política de compadrio...
.
Supõe-se que um CIDADÃO não votaria em um candidato com falta de caráter. Portanto, se errou é porque faltou-lhe, no mínimo, informações necessárias para decidir pelo melhor.
.
Os meios de que dispomos hoje (período de propaganda eleitoral) e que nos possibilitarão esse conhecimento são os programas eleitorais gratuítos no rádio e na televisão, palestras com os candidatos, as visitas que os mesmos estão fazendo aos eleitores em suas residências. Grande parte dos eleitores escolherá pelo que puder deduzir dos programas eleitorais, ou pelo o que os outros deduzirem.
.

Nenhum comentário: