LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

ENQUETE - IV.

.
A terceira questão proposta foi: "Você acha que quem exerce cargo público deve beneficiar parentes e amigos?".
.
"Analfabetos": 80% disse SIM. "Ensino Fundamental": 55% disse SIM. "Ensino Médio": 32% disse SIM. "Ensino Superior": 22% disse SIM.
.
É brincadeira o que aconteceu nessa questão. Num primeiro momento as pessoas são contra alguém que se utiliza de cargos públicos para benefício pessoal (deixa eu ser claro: as pessoas são contra aqueles que investidos de funções públicas roubem para si). Mas, ao mesmo tempo, são a favor que amigos e familiares sejam beneficiados.
.
Ou seja, o fundamento dessa resposta parece ser: "não pode roubar só para si, mas pode roubar se eu estiver me beneficiando também".
.
Uma coisa absolutamente sem lógica, mesma a mais lamentável lógica. Isso na verdade demonstra um alto grau de "heterogeneidade" moral (JEAN PIAGET). Quando é observador e fiscal dos fatos todos tendem a condenar os descumprimentos às normas morais. Mas quando não tem ninguém observando pensam que não faz o menor sentido seguir normas morais. Se o roubo for institucionalizado não faz sentido falar em roubo. Se todos roubarem não faz sentido falar em condenação.
.
Parece uma generalização sem propósito. Mas se analisarmos a totalidade veremos que mesmo entre aqueles mais instruídos 22% aprovam o nepotismo, por exemplo. Esse percentual é bastante revelador de um comportamento moral que ao final proporei como uma possível forma de interpretação.
.
A seguir falarei de NEPOTISMO. Amanhã falarei sobre a quarta questão: " Você acha necessário que para exercer algum cargo público o pretendente deve antes adquirir conhecimentos necessários?".
.
Vamos aguardar as respostas. Você vai se surpreender.
.

Nenhum comentário: