LOCALIZAÇÃO DE LEITORES


web site estatísticas

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

CANDIDATOS RICOS.

.
Alguns ex-secretários da atual administração municipal estão vociferando que têm muito dinheiro para gastar nesta campanha. Não tenho nada contra quem tem muito dinheiro para gastar seja com o que for.
.
Quase todos dizem ter mais de cem mil reais. Pessoas que convivem com alguns deles me relataram. Eles não são doidos de falarem pra mim. Têm medo de ser publicado. Mas tenho que fazer uma ressalva aqui: Qualquer coisa que alguma pessoa me diga e peça que eu não publique, fica reservado. Garanto. Nunca publiquei algo que alguém me confidenciou e pediu que não fosse revelado. E aqueles que pedem anonimato são tratados genericamente quando começo a falar de alguma coisa que foi dita.
.
Mas voltando a falar dos candidatos milionários. Não acredito nisso que me disseram. Eles não têm tanto dinheiro assim. Mas vamos conceder o benefício da dúvida. Pergunta-se: De onde veio esse dinheiro todo?
.
Será que todos eles tinham esse dinheiro antes de assumirem o poder? Duvido. Mas vamos conceder o benefício da dúvida. Pergunta-se: Está tudo declarado lá I. R.?
.
Poderão argumentar que tudo é fruto de doação de campanha. Algo perfeitamente legal. Duvido. Mas vamos conceder o benefício da dúvida. Pergunta-se: Está tudo oficializado na conta-corrente de campanha?
.
Alguém sabe de mais algum comentário sobre os ricos candidatos a vereador?
.
Encontrei meu amigo ALCIONE, candidato a vereador, em frente à Caixa Econômica Federal. Perguntei da campanha e tal. Ele me contou um fato corriqueiro, mas que não deixa de ser emblemático. Ele foi abordado por um eleitor que lhe pediu três sacos de cimento. ALCIONE pediu que o eleitor aguardasse enquanto ele decedia sobre a questão (é o que normalmente faz os candidatos que não querem assumir esses "compromissos"). ALCIONE demorou. O eleitor o encontrou depois e disse-lhe "que não dava mais para esperar e que o primeiro candidato que aparecesse e pedisse o seu voto ele se comprometeria". ALCIONE disse que uma pessoa assim não tem consciência de voto. Vota em quem lhe der alguma coisa. E tem que ser bem perto do dia da eleição, senão ele ainda troca o candidato.
.
Falei para ele, em tom de galhofa, que os candidatos tem que formar uma espécie de associação para fazer tijolo e alvenaria. Comprar e estocar cimento. Para quando chegar a época de campanha não ter que gastar tanto dinheiro com essas coisas. É lamentável, mas até hoje se vota assim em Floriano. Pede-se sempre alguma coisa em troca do voto. Alguns eleitores votam conscientemente. Mas enquanto isso não se tornar um costume iremos encontrar situações como essa relatada pelo ALCIONE.
.
Não troque. Não venda. Não negocie. O voto é uma deliberação exclusiva sua. Discuta idéias. Argumente seu ponto de vista. Mas vote apenas baseado em sua consciência.

Nenhum comentário: